Acesso Rápido

    BDR de ETF: entenda o que é, e como investir nessa modalidade

    BDR de ETF: entenda o que é, e como investir nessa modalidade

    Muitos investidores brasileiros desejam fazer investimentos no exterior, mas desistem por conta da burocracia. O BDR de ETF é uma boa opção para o investidor que deseja fugir dessas burocracias.

    Afinal, através do BDR de ETF é possível ter acesso ao mercado de ETFs americano, sem a necessidade de ter uma conta no exterior, visto que as negociações ocorrem no mercado de ações brasileiro.

    O que é BDR de ETF?

    BDR de ETF são valores mobiliários emitidos no Brasil que têm cotas em lastro de ETF´s estrangeiros.

    Para poder emitir um BDR de ETF é necessário que o administrador do ETF no exterior faça um contrato no Brasil com uma instituição depositária como a BlackRock.

    Será essa a instituição a responsável pela emissão do Brazilian Depositary Receipts (BDR), sendo também essa organização responsável por garantir que os BDR´s tenham lastro nos valores mobiliários emitidos no Exterior.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como funciona o BDR de ETF?

    O BDR de ETF tem comportamento similar aos BDRs tradiconais porém a diferença é que nesse caso o investidor esta adquirindo um lastro em um ETF em vez de uma ação estrangeira.

    Ele pode ser adquirido através do home broker da corretora simplesmente inserindo o código do BDR de ETF e enviando a ordem de compra.

    Quer aprender a investir no exterior? Baixe agora mesmo o nosso E-book gratuito “Investindo no Exterior” e surpreenda-se.

    Quais as principais características das BDRs de ETFs?

    As BDR´s de ETF´s possuem algumas características técnicas como código de negociação, cotação, liquidação, prazo de liquidação, mercado e lote padrão.

    Código de Negociação

    O código de negociação da BDR possui 4 letras e dois números, como por exemplo: XXXX39.

    As 4 letras representam, portanto, o nome da empresa enquanto o número diz respeito ao BDR de ETF. Alguns exemplos de ETFs de BDRs são:

    • BEGD39
    • BEGU39
    • BEFA39
    • BAAX39
    • BACW39
    • BIVB39
    • BEWJ39

    Liquidação e Prazo de liquidação

    A liquidação do BDR de ETF é física e financeira. Sendo que a liquidação física se dá na transferência de propriedade do ativo entre o comprador e o vendedor.

    Já a liquidação financeira acontece quando o papel estará disponível na sua conta de custódia. Em ambos os casos o prazo é de dois dias após o fechamento do negócio.

    Quais as vantagens do BDR de ETF?

    Dentre as principais vantagens está o acesso aos ETF´s estrangeiros com custo mais baixo, visto que não é necessário efetuar remessas de produtos ao exterior.

    Além disso, é possível criar estratégias de investimentos, diversificando os ativos locais com ativos estrangeiros.

    E mesmo que o investidor fique exposto às variações de preços de um ativo estrangeiro, toda a operação é feita no Brasil e a liquidação é feita em reais.

    Vale a pena investir em BDR de ETF?

    O investimento em BDR de ETF é interessante pois agrega mais diversificação na carteira de investimentos do investidor brasileiro.

    Além disso, cria uma certa proteção do patrimônio sobre a inflação da economia local, embora tenha o risco relacionado à valorização cambial.

    Foi possível entender o que é um BDR de ETF? Então deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Jacy Junior 20 de março de 2021

      Sobre a liquidez, como esses contratos, ou melhor BDRs de ETFs foram liberados para negociacao a pouco tempo sua negociacao e facil, ou ha ainda pouca liquidez?
      Como o investidor de renda variavel de bom senso e naturalmente investidor de longo prazo, entao nao devo me preucupar com a baixa liquidez do momento devido o mercado estar a cada dia se desenvolvendo mais?

      Responder
      • Suno Research 22 de março de 2021

        Olá, Jacy! Tudo bem?
        A liquidez ainda é baixa, mas a tendência é que isso melhore ao longo do tempo. No entanto, mesmo sendo um investidor de longo prazo, é importante se atentar à liquidez de curto prazo.
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder