RAIL3 Rumo Logística S.A.
Mais informações
Cotação RAIL3
- --.--.-- ---.--.--
Indicadores de RAIL3
- RAIL3N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
- RAIL3N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
- RAIL3N/A
- SetorN/A
- MercadoN/A
Valuation de RAIL3
Outros indicadores de RAIL3
Equivalentes + Aplicações Financeiras)
Dividendos do RAIL3
Histórico de dividendos
Dividendos
Último Dividendo
DY Últ. Dividendo
Dividendos
Últ. 12 mesesDividend Yield
Tipo | Data com | Pagamento | Cotação | Valor (R$) | Yield (%) |
---|
Notícias de RAIL3
Tudo Sobre RAIL3
- Setor de AtuaçãoBens Industriais
- SetorBens Industriais
- Subsetor de atuaçãoTransporte
- SubsetorTransporte
- Segmento de atuaçãoTransporte Ferroviário
- SegmentoTransporte Ferroviário
- CNPJ02.387.241/0001-60
A Rumo (Rumo S/A) é uma empresa brasileira do setor de logística, constituída como sociedade anônima de capital aberto e negociada na B3 sob o código RAIL3. Suas atividades principais são os serviços logísticos de transporte ferroviário, operação portuária e armazenagem.
A empresa possui atuação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil a partir de ferrovias e terminais portuários. O foco principal da operação da Rumo é o agronegócio, e o transporte de grãos representa a maior parte das operações da companhia.
A integração entre as malhas ferroviárias e os terminais portuários são um dos grandes focos da Rumo. Visto que há uma necessidade de escoar a produção de agronegócio do interior do Brasil para o litoral para prosseguir com o processo de exportação.
A Rumo é o resultado da fusão concluída em 2015 de outras duas companhias de logística, a Rumo Logística e a ALL - América Latina Logística. Dessa forma, as operações dessa companhia datam de 1999 quando foi fundada a ALL.
A ALL foi fundada em 1999, após o processo de privatização das ferrovias brasileiras ocorrida entre os anos de 1996 e 1998. Essa empresa chegou, inclusive, a realizar seu IPO na BM&F Bovespa, em 2004.
A Rumo Logística por sua vez foi fundada em 2008 como uma empresa interligada à Cosan e tinha como foco das suas operações de logística o transporte de açúcar. Essa empresa não realizou IPO, mas foi capitalizada pelos fundos TPG e Gávea em 2010.
Em 2014 foi apresentada a proposta de fusão entre as duas companhias. Esse processo de fusão foi concluído apenas em 2015, e a partir dessa data as duas companhias se tornaram a Rumo S/A.
Após concluído o processo de fusão, a Rumo teve aumentos de capital nos anos de 2016 e 2017. Além disso, em 2019, a empresa venceu o leilão pela Ferrovia Norte-Sul - uma das mais importantes do Brasil.
As atividades principais da Rumo são os serviços logísticos a partir de transporte ferroviário, operação portuária e armazenagem. A operação da empresa está distribuída ao longo do território brasileiro entre as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.
O principal foco da companhia é a prestação de serviços para o agronegócio. Dessa forma, sua operação está concentrada na integração entre a malha ferroviária e os portos, visando escoar a produção no interior do país para os portos.
As ações da Rumo possuem as seguintes características:
- Segmento de Listagem: Novo Mercado
- Tag along: 100%
- Free Float: 68%
A Rumo é uma das principais empresas que atuam na operação de ferrovias no Brasil, e por isso pode ser uma opção de exposição principalmente ao setor de logística.
No entanto, antes de se decidir pelo investimento em Rumo, é preciso realizar uma análise criteriosa dos fundamentos e concluir se ela está sendo negociada a múltiplos interessantes.
Para uma análise fundamentalista e recomendações desta e de outras empresas, conheça os relatórios da Suno Research.
- Intensivo em capital
- Sensível aos preços dos combustíveis
- Sensível ao aumento da inflação e taxa de juros
- Perspectiva estruturalmente positiva para o longo prazo
- Custo competitivo em relação a outras matrizes de transporte de cargas
- Escala
- Intensivo em capital
- Sensível aos preços dos combustíveis
- Sensível ao aumento da inflação e taxa de juros