XP: Fenômeno “Barbenheimer” deve render US$ 200 milhões em bilheterias mundiais

Com o lançamento do novo filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, em paralelo ao Oppenheimer do diretor Christopher Nolan sobre a criação da bomba atômica, as bilheterias mundiais parecem recuperar seus índices de vendas, após sofrerem com quedas consecutivas devido aos serviços de streaming.

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De acordo com o relatório da XP publicado na quinta-feira (20), as expectativas são de que o fenômeno “Barbenheimer” (apelido dado ao combo dos dois filmes) chegue a uma receita superior a US$ 200 milhões nas bilheterias de todo o mundo durante a semana de estreias.

Falando especificamente de Barbie, o filme da Mattel (Nasdaq: MAT) ao longo dos últimos meses conseguiu virar um fenômeno de marketing. Com marcas de produtos e serviços aderindo muito cor-de-rosa o mercado de ações e as vendas relacionadas ao filme viram seu volume mudar.

Ações da Mattel (MAT) disparam

De acordo com um estudo da Quantum Finance, os fãs da boneca mais comentada no momento conseguiram elevar o preço das ações da Mattel (MAT), dona da marca. Com Barbie, as ações da fabricante cresceram +13,71% apenas no intervalo dos últimos 30 dias (de 20 de junho a 19 de julho).

No acumulado dos últimos 12 meses, as ações da Mattel somam uma queda de -12,00%, mas de janeiro para julho tiveram uma recuperação de +18,9%.

A empresa teve seu auge de vendas prévio aos anos 2000 e desde a década de 2010, acompanhou uma queda na receita. Apenas no ano passado, a empresa já deu sinais de recuperação, com as vendas da boneca marcando uma receita de US$ 1,5 bilhão – seu maior recorde foi em 1997, quando as vendas bateram US$ 1,8 bilhão.

Nesse sentido, o filme da Barbie parece sinalizar para a Mattel que o entretenimento pode ser seu bote salva-vidas e a marca anunciou, em um ritmo tão intenso como o da Marvel, que pretende produzir mais 45 filmes sobre suas linhas de brinquedos, como a Polly Pocket e Max Steel.

Impactos da Barbie no varejo e alimentação

Nas vitrines dos shoppings por todo Brasil, o cor-de-rosa virou predominante. De acordo com a XP, “Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Riachuelo (GUAR3), têm se destacado no tema, utilizando estratégias de comunicação em seus sites reforçando a tendência Barbiecore, além de lançarem produtos ou coleções vinculadas à marca Barbie.”

Apenas a C&A lançou uma coleção com mais de 60 mil peças e 30 modelos diferentes inspirados na boneca do universo cor-de-rosa.

Entretanto, a financeira pontua que, por mais que o marketing possa contribuir para o fluxo dos varejistas, não deve ser suficiente para melhorar seus resultados.

Com maior fluxo nos shoppings, as praças de alimentação e restaurantes também devem notar filas maiores de clientes. Especialmente o Burger King (ZAMP3), que se destacou com a nova decoração na paleta rosa da boneca e lançou o combo Barbie: um lanche novo com molho rosa sabor defumado, Milk-Shake da Barbie, Donut da Barbie e Batatas fritas do Ken.

“O volume ainda é pouco relevante dentro do todo. […] Apesar de acreditarmos que as varejistas devem ser beneficiadas com um incremento de fluxo em suas lojas, não esperamos que o impacto nos resultado seja material e, portanto, vemos um efeito neutro para as ações do setor, concluiu a XP.

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Barbenheimer nos estacionamentos

Em relação aos shoppings, a financeira aponta que ambos os filmes Barbie e Oppenheimer devem gerar uma movimentação maior nos estacionamentos dos shoppings. Multiplan (MULT3) e Iguatemi (IGTI11) devem ter uma elevação no fluxo de carros, especialmente levando em consideração a duração de Oppenheimer, do cinco vezes vencedor do Oscar e diretor da trilogia Batman, A Origem e Dunkirk, Christopher Nolan.

Considerando que a receita de estacionamento representa cerca de 30% do total, em média, para shoppings, um fluxo mais robusto também provavelmente irá impulsionar positivamente a dinâmica de vendas do lojista, especialmente para o Iguatemi, que abriga a Barbie Dreamhouse.

“No entanto, não esperamos que os nomes listados, como Iguatemi, se beneficiem de um impacto relevante do ponto de vista de resultado (DRE) no trimestre. Importante lembrar que a maior parte de receita de aluguel é fixa e não é cobrada diretamente sobre a venda, mas de acordo com o contrato de locação, que é reajustado por índices de inflação,” ressalta a XP.

Enquanto isso, o novo filme da Barbie, dirigido por Greta Gerwig, já conquistou 89% de aprovação no site de avaliações de cinéfilos, Rotten Tomatoes.

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Camila Paim

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