Via (VVAR3) cresce no online e dobra o lucro líquido no 2T21, para R$ 132 milhões

A lucro líquido da Via (VVAR3) alcançou R$ 132 milhões no segundo trimestre de 2021, um crescimento de 103,1% ante o mesmo período de 2020, quando reportou R$ 65 milhões. A companhia atribui boa parte desse resultado ao crescimento das vendas online.

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O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Via foi de R$ 485 milhões entre abril e junho, com margem de 6,2%, resultados, respectivamente, 54,4% e 0,2 ponto percentual superiores ao segundo trimestre do ano passado.

A receita bruta consolidada apresentou crescimento de 44,5% na base anualizada, para R$ 9,3 bilhões, impulsionada pelo desempenho das vendas online e a reabertura das lojas físicas, reflexo parcial das restrições de funcionamento relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês) da varejista expandiu 51%, a R$ 11,4 bilhões. Desse total,  as vendas digitais representaram 65%. Os números são resultado do desempenho online e da evolução de 85% das vendas no marketplace, que chegaram a R$ 1,7 bilhão. No 1p, o GMV cresceu 7%, para R$ 4,7 bilhões.

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Dados do Compre & Confie apontaram para um ganho de market share da Via no segundo trimestre. As vendas online da companhia avançaram 36% frente a uma evolução de 17% do mercado como um todo. Nos últimos sete trimestres, o aumento das vendas de e-commerce superou o do mercado em duas vezes. A meta é chegar a uma participação de mercado de pelo 20% até 2025.

O número de vendedores mostrou avanço no acumulado do ano até junho, de 10 mil para mais de 70 mil, enquanto o número de Unidades de Manutenção de Estoque (SKUs) saiu de 3 milhões em março a quase 30 milhões ao final de junho de 2021.

“O maior número de sellers e aumento de sortimento em uma maior amplitude de categorias, aliados à nova estratégia e estrutura comercial dedicadas ao marketplace e os projetos que estão por vir (tais como o crediário para os clientes do marketplace e o fulfillment para os sellers, entre outros), nos colocam em pé de igualdade para competir. Fechamos os gaps que existiam no passado e hoje estamos definitivamente na disputa pela liderança,” destacou a administração.

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Via aposta em logística e soluções financeiras

Atualmente, a empresa conta com mais de 15 milhões de clientes pré-aprovados – 4 milhões de clientes ativos são novos. A carteira do crediário cresceu 52% para R$ 4,7 bilhões.

O banQi, banco digital da Via, terminou junho  com um total de clientes de 9,25 milhões de clientes e 7,794 milhões de clientes ativos, números 40% e 23% maiores na comparação com o segundo trimestre de 2020. Em julho, a varejista foi ao Banco Central (BC) para obter a licença para realizar operações de empréstimos e de financiamentos aos clientes e parceiros por plataforma eletrônica.

Além disso, “até o final do ano a companhia reforçará sua vocação como ‘hub logístico’ ao expandir seu pacote de serviços agnósticos para os sellers do marketplace incluindo o fulfillment – coleta, armazenagem e entrega de mercadorias – que será oferecido também no conceito mar aberto. Assim, mesmo que o seller efetue a venda por outra plataforma, poderá contar com a Via para cuidar de toda sua logística”.

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Arthur Guimarães

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