Grana na conta

Totvs (TOTS3) anuncia solução para incluir instituições financeiras no PIX

A Totvs (TOTS3) anunciou que está lançando uma nova solução com o objetivo de permitir que instituições financeiras de todas as categorias passem a operar com o novo sistema de pagamento instantâneos do Banco Central (BC), chamado de PIX. A companhia divulgou a informação nessa terça-feira (13).

A solução que está sendo lançada pela Totvs poderá ser usada para fazer ou receber um pagamento instantâneo, ao passo que também faz o gerenciamento das chaves PIX, buscando oferecer maior segurança na operação.

De acordo com o Diretor de Financial Services da companhia, David Terra, “a TOTVS está acompanhando de perto as evoluções do setor financeiro. O novo módulo apoia as instituições a entrarem nessa nova era das transações instantâneas, um movimento inevitável para aquelas que querem oferecer ainda mais facilidade e modernidade para seus clientes”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pix pode tirar até 8% da receitas de bancos, estima Moody’s

A agência de classificação de riscos Moody’s informou na última quarta-feira (7) a previsão de que os bancos podem perder até 8% de suas receitas com tarifas em função da chegada do novo sistema de pagamento instantâneos do Banco Central (BC), o Pix.

De acordo com a Moody’s, os bancos faturam com uma taxa fixa pelo serviço de transferências de dinheiro entre contas bancárias individuais. No entanto, com o Pix previsto para entrar em operação no dia 16 de novembro deste ano, essas empresas não poderão cobrar taxas de pessoas físicas ou de microempreendedores individuais (MEIs).

A agência ressaltou ainda que as transações feitas por TED registraram um crescimento de 31%, em média, desde o ano de 2017 no Brasil. Dessa forma, com base “nos dados de 12 meses até junho de 2020, estimamos que os bancos podem perder até 8% de sua receita de taxas devido à isenção da taxa de transferência do TED”, avaliou a agência Moody’s.

A receita com tarifas dos quatro maiores bancos do Brasil com ações listadas em bolsa fica em torno de R$ 35 bilhões no ano passado.

Além disso, a agência de rating norte-americana ainda ponderou que  diversos bancos já desenvolveram tecnologias de pagamento instantâneo, contudo essas instituições financeiras contam com participantes como seus clientes e cobram taxas de cerca de 1% sobre essas transferências.

Nessa terça-feira, o BC informou que foram registradas 30 milhões de chaves para a utilização do Pix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião