Título do Tesouro Direto tem remuneração alterada para bater poupança

O Tesouro Nacional fará uma mudança na remuneração do título do Tesouro Selic 2025, do Tesouro Direto. De acordo com as informações divulgadas na última quinta-feira (4), o objetivo da medida é evitar perdas para o investidor que realiza o resgate antes do vencimento.

O Tesouro Selic 2025 é adquirido por meio do programa Tesouro Direto. Esse título é utilizado principalmente para investimentos de curto prazo e é indicado como alternativa para a poupança, por possuir liquidez e retorno um pouco maior.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Nele, é pago ao investidor a variação da taxa Selic, que atualmente esta fixada em 6,5% ao ano.

Formato antigo

Os investidores que resgatavam seus títulos em até seis meses, poderiam obter perdas na comparação com a caderneta de poupança. De acordo com o Tesouro Nacional, essas perdas geralmente aconteciam na data em que o investidor seria remunerado, o “aniversário” mensal do investimento.

Conforme afirmou o Tesouro, isso acontecia por conta da diferença (o “spread”) de compra e venda do Tesouro Selic. O valor de venda do papel é mais baixo quando comparado ao de compra. Dessa forma, o spread prejudicava a rentabilidade do investimento, principalmente pra quem operava em curto prazo.

Saiba mais: Tesouro Direto: confira os preços dos títulos nesta quinta-feira

“O spread justifica-se pela necessidade de evitar que as oscilações dos preços praticados no mercado secundário, que servem de referência para o Tesouro Direto, resultem em perdas para o investidor ou para o Tesouro Nacional”, disse o órgão, por meio de nota.

Novo formato

Então, para acabar com o problema, o Tesouro Nacional diminuiu o spread passando de 0,04% para 0,01% a partir desta sexta-feira (5). Dessa forma, o investimento terá o mesmo rendimento que a poupança, mesmo na data de remuneração do investidor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Essa alteração é parte do contínuo processo de aprimoramentos no Tesouro Direto e terá como resultado a redução dos custos de aplicação para o investidor e, consequentemente, o aumento de sua rentabilidade líquida”, disse o órgão.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião