TikTok planeja ir à Justiça contra determinação de Trump

O TikTok planeja ir à Justiça contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso não encontre um comprador nos próximos dias. A empresa, controlada pela chinesa ByteDance, informou, no último sábado (22), que está se preparando para entrar com um processo na próxima semana.

Segundo a empresa, o governo Trump errou em estabelecer, em 6 de agosto, 45 dias para que o TikTok fosse vendido — caso contrário, seria banido do país, onde possui mais de 100 milhões de usuários, quase um terço da população. A decisão faria com que clientes norte-americanos fossem impossibilitados que realizar transações com a Bytedance; o prazo para a venda foi postergado para 90 dias posteriormente.

O mandatário estadunidense alega que o TikTok representa uma ameaça econômica e de segurança nacional aos interesses dos Estados Unidos. A Casa Branca teme que o Tiktok entregue as informações de seus usuários ao governo da China; a empresa nega as acusações.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Um porta-voz do TikTok disse, em comunicado, que “embora discordemos veementemente das preocupações do governo, por quase um ano temos procurado nos envolver de boa fé para fornecer uma solução construtiva”. “O que encontramos, em vez disso, foi uma falta de devido processo, já que o governo não deu atenção aos fatos e tentou se inserir nas negociações entre empresas privadas”, salientou a empresa, que disse não ter tido outra saída se não a abertura do processo.

A ordem emitida por Trump também contempla a atuação do aplicativo WeChat, de propriedade da gigante chinesa da tecnologia Tencent Holding. Usuários do aplicativo entraram com um processo contra a decisão governamental no Tribunal Distrital em São Francisco, na Califórnia, na última sexta-feira (21).

Controladora da Apple considerou a compra do TikTok

A dona do Google, a Alphabet, ponderou sobre fazer parte de um consórcio para comprar a rede social chinesa TikTok, mas o projeto ficou enfraquecido nos últimos dias. Segundo a “Bloomberg”, diversas companhias negociaram sobre fazer um lance em conjunto pelo TikTok, sendo que a Alphabet teria uma participação minoritária, através de um de seus canais de investimento, e não teria direito a voto.

Embora a controladora do Google não tenha sido a líder da iniciativa, a agência de notícias salientou que a empresa não descarta voltar a realizar alguma oferta pelo aplicativo chinês futuramente. Atualmente, Microsoft e Oracle estão à frente na disputa pela compra do TikTok.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião