CEO da Oracle surpreende o mercado ao demonstrar interesse no TikTok

O mercado acionário global se surpreendeu quando Larry Ellison, o co-fundador e presidente da Oracle, anunciou  na última terça-feira (18) que gostaria de comprar o aplicativo chinês TikTok. Segundo o jornal “Financial Times”, trata-se de uma jogada do executivo para vencer seus maiores rivais, como Amazon, Microsoft e Google.

Quando a Oracle se voltou para Wall Street no início deste ano para vendar bonds e arrecadar US$ 20 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões), investidores ficaram de olho à espera de uma grande notícia ou possível aquisição realizada pela empresa de serviços tecnológicos. Ainda assim, a compra da TikTok foi uma jogada inusitada.

Entretanto, isso não impediu que Ellison se tornasse nesta semana um possível comprador, em parceria com um grupo de venture capitalist, de uma parcela do aplicativo mais popular do momento. Entre os aspectos mais intrigantes do anúncio é o fato de colocar Ellison em uma corrida contra o relógio com a rival de longa data, Microsoft, para resgatar as operações da TikTok nos Estados Unidos, que estão enfrentando o fechamento forçado da Casa Branca.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

“Ainda acho que é possível derrotar a Microsoft, acredite ou não, somos uma empresa mais importante do que a Microsoft”, disse Ellison ao jornal San Francisco Chronicle em 2014. Desde então, seu nêmesis no negócio de software cresceu a um ritmo acelerado no setor de computação em nuvem, enquanto a sorte da Oracle despencou. Sua receita no ano passado foi apenas 5% maior do que oito anos atrás, deixando Wall Street ansiosa para saber se Ellison pode mesmo se tornar um líder no “mercado da nuvem”.

Ser proprietário de um aplicativo de mídia social ajudaria a empresa a cumprir essa missão, já que traria uma grande base de usuários para sua infraestrutura de nuvem, disse Daniel Elman, analista da Nucleus Research, ao jornal britânico. A Oracle também poderia usar os “dados de comportamento de usuário do TikTok para complementar seus serviços de marketing”, oferecendo a seus grandes clientes corporativos informações valiosas sobre milhões de consumidores, acrescentou.


Apesar de representar uma saída da zona de conforto para a Oracle, a venda forçada das operações da TikTok criou uma rara oportunidade de comprar um negócio de grande sucesso na Internet para o consumidor. E com os políticos estadunidenses tentando impedir a expansão de empresas como o Google e Facebook, a Oracle é uma das poucas empresas que poderia aproveitar o momento.

O presidente da Oracle também manteve laços estreitos com o governo Trump, o que pode ajudar a acelerar todo o processo de aquisição, enquanto o presidente norte-americano busca uma resolução rápida. “Politicamente, eles são uma das [empresas] mais bem conectadas em Washington no momento – são um dos poucos que poderiam fazer algo assim”, disse Elman.

Saiba mais: Oracle entra na disputa pela compra do TikTok, diz jornal

Dessa forma, a proximidade entre Donald Trump e Larry Ellison poderia colocar a Oracle em uma posição forte na batalha pelo TikTok, enquanto um acordo também fortaleceria ainda mais os laços da Oracle com a Casa Branca.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião