Suno Call: Ata do Copom coloca mais pressão sobre o Ibovespa; saiba mais

As bolsas mundiais operam em alta na manhã desta quarta-feira (9), véspera da divulgação de dados sobre a inflação nos Estados Unidos, o CPI, na sigla em inglês. Confira mais detalhes no Suno Call de hoje:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/12/Suno_call_Noticias_-Internas-960x136-1.png

No Brasil, o mercado elevou as apostas para o ciclo final da taxa básica de juros após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) indicar um tom mais duro que o esperado. Por aqui, a mudança valoriza o real em relação ao dólar, bem como os investimentos na renda fixa pós-fixada em relação à renda variável.

Apesar do informe, que coloca pressão sobre os ativos da Bolsa, ontem, o Ibovespa fechou em alta de 0,21% aos 112.234,46 pontos. O dólar fechou o dia cotado a R$ 5,2606, alta de 0,11%. Veja aqui o que rolou.

Em Nova York, os principais índices acionários fecharam em alta. O Dow Jones avançou 1,06%, o S&P 500, 0,84% e o Nasdaq, 1,28%..

>>Se inscreva aqui para receber o Suno Call por e-mail!

Suno Call: Para começar o dia bem informado

Ata do Copom mais ‘hawkish’ muda projeções do mercado para Selic; veja impactos

A ata do Copom, divulgada na manhã de ontem, sinalizou uma preocupação extra do Banco Central com a política fiscal do país, que poderia impactar a inflação. Sem citar medidas como a PEC dos Combustíveis, o documento destaca que, mesmo medidas fiscais que tenham efeitos de diminuir a inflação no curto prazo, podem causar deterioração nos prêmios de risco, e, consequentemente, aumento das expectativas de inflação.

Além disso, o documento surpreendeu os analistas com a ausência de sinalização da magnitude dos próximos ajustes. Entretanto, a ata destaca que deve ocorrer uma diminuição na força dos próximos ajustes. O documento ainda alerta para o descumprimento da meta de inflação em 2022, conforme expectativas do mercado no Boletim Focus.

  • ‘Hawkish’. Após a publicação do documento do Banco Central, o mercado de juros futuros mudou com o tom mais duro da autoridade monetária. As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecharam em alta, sendo que o DI para janeiro de 2023 subiu a 12,115% ante 11,950% no ajuste anterior, o DI para janeiro de 2025 foi a 11,120%, de 10,970% antes, e o DI para janeiro de 2027 encerrou com taxa de 11,255% de 11,115%, na mesma comparação.

Bradesco (BBDC4) propõe bonificação de 1 ação para cada 10, no total de R$ 4 bilhões

O Bradesco (BBCD4) propôs, nesta terça-feira (8), o bônus para os acionistas da instituição bancária de 1 nova ação a cada 10 papéis detidos. O tema precisa ainda ser referendado e será assunto de votação em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada para 10 de março.

Os recursos para pagar a bonificação virão com a incorporação do saldo da reserva de lucros, o que aumentará o capital social do Bradesco em R$ 4 bilhões. Segundo o banco, os objetivos da operação são: aumentar a liquidez das ações no mercado e possibilitar um ajuste na cotação das ações, tornando o preço por ação mais atrativo e acessível a um maior número de investidores. Ontem, as ações do banco tiveram queda de 0,57%, cotadas a R$ 22,72.

Carrefour (CRFB3) chega ao metaverso com compra de terreno no The Sandbox

O Carrefour (CRFB3) deu seu primeiro passo no metaverso ao concluir a compra de um terreno na plataforma do mundo virtual do The Sandbox. O anúncio aconteceu por meio da chefe de e-commerce e transformação digital da divisão francesa do Carrefour, Elodie Perthuisot. Em postagem no Twitter, a executiva indicou o endereço do Carrefour no The Sandbox: número 33,147.

O terreno adquirido pelo Carrefour equivale a 30 supermercados para oferecer “experiências diferenciadas” digitais e focadas em inovação. Não há informações sobre os planos da rede de supermercados, mas Perthuisot indicou que “projetos concretos virão em breve”.

  • Metaverso. Este não é o primeiro movimento do Carrefour no mundo virtual. A aventura da rede de supermercados no metaverso começou no ano passado, com o projeto The Healthy Map. O Carrefour lançou uma campanha de conscientização sobre alimentação em colaboração com o jogo de videogame Fortnite. O objetivo era conscientizar a população mais jovem sobre a importância de comer frutas e legumes.

O Suno Call completo é enviado diariamente por e-mail, na manhã dos dias de semana. Se inscreva!

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião