AGENDA

S&P 500 é impulsionado por tecnologia, que avança com queda de Treasuries

S&P 500 é impulsionado por tecnologia, que avança com queda de Treasuries
S&P 500. Foto: Pixabay

O S&P 500 procura estender a sequência positiva e opera em alta no mercado futuro nesta manhã. Os últimos pregões foram marcados entre ganhos e perdas, mas a instabilidade pode ser rompida pelo avanço das empresas de tecnologia, que encabeçam o movimento altista nesta quarta-feira (9).

Por volta das 9h29, o S&P 500 subia 0,12%, para 4.230,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,29%, a 13.851,50 pontos. A tendência de compras de tecnologia ocorre junto à queda das Treasuries, títulos do Tesouro norte-americano.

As notas de 10 anos negociam a 1,49%, no menor patamar dos últimos 30 dias, com as preocupações com inflação arrefecidas. Após iniciarem o ano em 0,915%, os títulos chegaram a atingir 1,8% em março, tangibilizando o cabo de guerra entre o mercado e o Federal Reserve (Fed).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os investidores temem que a política monetária acomodatícia do BC estadunidense faça com que os preços na economia acelerem de forma indesejada, forçando uma elevação na taxa de juros antes do esperado.

Por mais que o Fed diga que mantém as ferramentas necessárias para controle da pressão inflacionária, os gastos do governo em meio à retomada econômica — ainda com uma taxa de desemprego considerada alta — assustam o mercado.

Os preços ao consumidor de maio serão divulgados na próxima quinta-feira (10), dando o tom da tomada de decisão para os próximos dias. Vale ressaltar que dados mostraram um aumento mais alto do que o projetado nos preços ao produtor da China no mês passado, impulsionado pela guinada das commodities.

Além disso, a reunião do Banco Central Europeu (BCE) e o encontro entre os líderes do G-7 devem agitar os mercados até o fim da semana.

Os mercados internacionais nesta manhã seguem a mesma receita dos últimos dias, de movimentos leves e sem direção definida, diz Roberto Padovani, economista do banco BV. “No entanto, a agenda econômica é importante, baseada em dados de inflação mundo afora.”

S&P 500 e as bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h40:

  • S&P 500 futuro: +0,17%
  • Nasdaq futuro: +0,41%
  • DAX 30 (Alemanha): -0,48%
  • FTSE 100 (Inglaterra): -0,31%
  • Euro Stoxx 50: +0,07%
  • SSE Composite (Xangai): +0,32% (fechada)
  • Nikkei 225 (Japão): -0,35% (fechada)

Os mercados abriram junho de forma estável, buscando dar continuidade aos ganhos dos últimos quatro meses. O S&P 500 e os mercados internacionais, todavia, digerem o desdobramento dos gastos do governo estadunidense e a recuperação econômica em meio à pandemia.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião