S&P 500 amplia queda com cautela do Fed e ameaça da Covid-19

O S&P 500 futuro estende a baixa de 1,07% no mercado à vista na véspera e opera em queda na manhã desta quinta-feira (19). O mercado digere as informações apresentadas pelo Federal Reserve (Fed) na ata da última reunião.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 8h28, o S&P 500 caía 0,84%, para 4.363,50 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,67%, para 14.759,00 pontos. O Vix, conhecido como índice do medo, avança 5%, se aproximando dos 23 pontos. Esse é o maior patamar desde maio.

As preocupações dos investidores nos últimos dias, após uma série de máximas históricas consecutivas, diz respeito à expectativa de corte dos estímulos por parte do BC norte-americano e avanço da Covid-19 nos Estados Unidos.

A maior parte dos integrantes do Fed julga ser apropriado iniciar a redução do programa de compra de ativos ainda neste ano. Atualmente, o ritmo está em compras de US$ 120 bilhões mensais, em Treasuries e hipotecas.

Contudo, não existe consenso para o início do tapering, embora o colegiado entenda que o mercado imobiliário, que fomenta e conomia e gera empregos, está aquecido e não precisa dos estímulos governamentais.

Do lado da pandemia, há uma preocupação com a volta das infecções nos Estados Unidos. O governo estuda criar um programa de aplicação em massa da terceira dose para a população que já está completamente vacinada.

O presidente Joe Biden pediu às grandes empresas estadunidenses que exijam que seus funcionários sejam imunizados. “Os empregadores têm mais poder hoje para acabar com a pandemia do que nunca”, afirmou o mandatário.

Com o temor de arrefecimento da retomada econômica global e, eventualmente, novas restrições à mobilidade, o petróleo tem forte queda. O barril do tipo Brent negocia com uma baixa de 3,15% no mercado futuro, a US$ 66,08.

“A manhã está está mostrando um viés de forte aversão ao risco”, comentou o economista Roberto Padovani, do BV. “Além do Fed, a preocupação também segue com a pandemia, o que demonstra uma tendência de acomodação global. Isso atrapalha as Bolsas.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e as Bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h45:

Após iniciar com o pé direito, agosto tem um cenário de cautela, com os mercados preocupados com a recuperação econômica mundial. Ademais, o S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião