S&P 500 recua com avanço da pandemia, à espera de dados econômicos; Ibovespa futuro sobe

O S&P 500 opera em queda no mercado futuro desta quinta-feira (22), com a contínua preocupação com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os investidores também aguardam novos resultados corporativos do primeiro trimestre deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 9h15, o S&P 500 recuava 0,10%, a 4.160,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, caía 0,19%, para 13.892,25 pontos. O Ibovespa futuro abriu em alta de 0,53%, se ajustado às bolsas mundiais após estar fechado na última quarta-feira por conta do feriado nacional de Tiradentes.

Após o avanço do último pregão, o mercado norte-americano volta a temer que a pandemia atrase o processo de reabertura econômica global. A Índia, segundo país mais populoso do mundo, registrou quase 315 mil casos do vírus nas últimas 24 horas, um novo recorde mundial, enquanto os hospitais de Nova Délhi enfrentam escassez de oxigênio.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os cientistas têm se preocupado com uma nova variante da doença no país. Identificada em dezembro de 2020 e mais transmissível do que a Covid-19 “comum”, ela já representa cerca de 30% dos novos casos.

O mercado estadunidense também fica no aguardo da divulgação do número de pedidos de seguro-desemprego da semana encerrada no último sábado (17). O tom da retomada econômica tem sido dado pelos resultados dos bancos, com a promessa de maior concessão de crédito a partir do segundo trimestre deste ano.

O mercado corporativo também ficará agitado com os balanços que serão divulgados nesta quinta. Intel, Volvo, American Airlines e SAP estão entre as empresas programadas para relatar os resultados após o fechamento dos mercados.

Em reunião nesta quinta, o Banco Central Europeu (BCE) deixou sua política monetária inalterada, conforme esperado pelo mercado. Os fortes estímulos à economia da região, por meio da continuidade de compra de títulos, justificam o movimento mais forte do euro frente ao dólar nesta manhã e sustenta as Bolsas europeias no azul.

Também chamam atenção dados econômicos do Velho Continente. “Saíram dados de vendas de bens industriais muito positivos na Itália, muito melhor que o esperado. Isso dá alívio grande para o continente dado que a Itália é país com maior atraso na Europa”, disse Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e os mercados internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h20:

O trimestre iniciou de forma positiva para a maior parte dos mercados mundiais, com os investidores precificando uma forte retomada da economia. O S&P 500 e as bolsas internacionais também observam o desdobramento dos novos pacotes de estímulos do presidente Joe Biden.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião