Radar: Cielo (CIEL3) tem alta no lucro do 4T21, Oi (OIBR3) entra na pauta do Cade e Facebook (FBOK34) derrete com balanço fraco

Cielo (CIEL3) divulgou nesta quarta-feira (2) seu balanço do quarto trimestre de 2021. Segundo os números divulgados, o lucro líquido da empresa foi de R$ 337 milhões, um aumento de 59% em relação ao trimestre anterior e de 13% na comparação anual.

Em 2021, o lucro líquido da Cielo somou R$ 970 milhões, crescimento de 98% contra o ano de 2020.

De acordo com a companhia, dois eventos não recorrentes foram identificados no resultado: o fechamento da alienação da Multidisplay/M4U e os efeitos da descontinuação do aplicativo Cielo Pay. Por causa dessas ocorrências, o impacto gerado para a Cielo foi positivo e totalizou um montante de R$ 36,7 milhões, líquido de efeitos fiscais.

Entre os fatores que contribuíram para o desempenho da Cielo, houve o benefício do crescimento dos volumes capturados, da expansão do negócio de antecipação de recebíveis bem como do melhor desempenho das subsidiárias. A expansão dos resultados ocorre mesmo em meio a um cenário desafiador para o resultado financeiro, impactado pelas elevações na taxa básica de juros, a Selic.

receita operacional líquida no 4T21 foi de R$ 3,141 bilhões, totalizando um aumento de 3,9% sobre o mesmo período de 2020 e 4,4% na comparação com o trimestre anterior. A empresa destaca que os gastos totais seguem controlados, “apresentando crescimento inferior aos observados em receita líquida, registrando aumento de apenas 2,9% frente ao 4T20 e 1,2% quando comparado ao 3T21″.

Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da Cielo atingiu R$ 789,5 milhões no quarto trimestre, o maior nível registrado desde o 1º trimestre de 2019. Tal resultado reflete a trajetória das melhorias das operações, observadas em todas as linhas de negócios, de acordo com a nota da empresa.

Já o resultado líquido consolidado foi de R$ 336,9 milhões, alta de 13,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e 59,0% em relação ao 3T21.

Além de Cielo, veja as notícias que movimentaram o noticiário nesta quarta:

Oi (OIBR3): Venda da Oi Móvel é primeiro item da pauta do Cade no dia 9 de fevereiro

  • O processo de venda da Oi Móvel, uma das Unidades Produtivas Isoladas (UPI) em venda pelo plano de recuperação judicial da Oi (OIBR3), é o primeiro item da pauta da sessão de julgamentos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) marcada para a quarta-feira da próxima semana, dia 9 de fevereiro.
  • A lista de casos a serem analisados pelo Tribunal do Cade nesse dia foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2). A sessão será realizada por meio remoto e terá início às 10 horas da manhã (horário de Brasília).
  • Com desfecho bastante esperado pelo mercado de telefonia, a operação recebeu aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última segunda-feira (31), mas com a imposição de condicionantes para preservar a concorrência no setor.
  • No Cade, a aprovação do negócio, que consiste na compra da rede móvel da Oi por Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) e foi fechado por R$ 16,5 bilhões em dezembro de 2020, ainda é incerta.
  • Conforme membros do órgão disseram ao Broadcast em janeiro, não é possível falar nem em aprovação e nem em rejeição, por enquanto. Assim, as empresas negociam “remédios” com o Cade para tentar aprovar a operação e mitigar efeitos anticoncorrenciais.

Carrefour (CRFB3) aposta em ‘loja sem humanos’ para crescer em 2022

  • Carrefour (CRFB3) avança na inovação e mira em ser uma “loja do futuro”: supermercado no qual o consumidor possa entrar, fazer a compra, pagar por meio de aplicativo e sair sem contato com absolutamente nenhum atendente humano.
  • A ideia, segundo plano de negócios da maior varejista de alimentos e bebidas do País para 2022, é acelerar a abertura das lojas autônomas em condomínios residenciais em ritmo superior à expansão dos pontos convencionais com a bandeira Express, do segmento de minimarket.
  • “Na divisão Express, esse modelo vai ser mais acelerado do que o outro modelo de loja de conveniência”, afirma o diretor de Proximidade da varejista, João Gravata.
  • Ele não revela os valores que serão investidos nem quantas lojas serão abertas. Mas confirma que a prioridade de inaugurações das lojas autônomas será na Grande São Paulo. “O nosso mapeamento indica que temos um bom espaço para ocupar nesta região.”
  • É um modelo que já vem sendo explorado pela concorrência. O Hirota, rede local do setor de supermercados, por exemplo, estreou no segmento de loja autônoma em condomínios residenciais em julho de 2020.
  • Hoje, a rede tem 70 unidades em operação. Neste ano, serão abertos mais 52 pontos. “Esse segmento será o nosso foco em 2022”, afirma Helio Freddi, diretor da rede, confirmando a tendência.

Indústrias Romi (ROMI3) têm queda de 36,6% no lucro do 4T21

  • As Indústrias Romi (ROMI3) divulgaram nesta terça-feira (1º) balanço do 4º trimestre de 2021. Segundo os números divulgados, o resultado líquido ficou em R$ 54,7 milhões, uma queda de 36,6% na comparação anual e 36,2% no relativo trimestral.
  • Entre os fatores que contribuíram para a redução do desempenho, teve peso o recuo nas vendas de fundidos e usinados, queda de 6,7%  na comparação anual. A comercialização de máquinas Romi avançou 2,7% enquanto a venda de máquinas Burkhardt+Weber ficou estável.
  • No acumulado de 2021, entretanto, o resultado líquido é positivo, e ficou em R$ 204,1 milhões alta de 16,9% em relação ao ano anterior.
  • receita operacional líquida no 4º trimestre de 2021 ficou em R$ 442 milhões, alta de 22,8% em relação ao mesmo período do ano anterior de R$ 360,6 milhões.
  • No acumulado anual, a receita operacional líquida ficou em R$ 1,383 bilhões, alta de 42,2% em relação a 2020, de R$ 973,2 milhões.
  • Já o Ebitda das Indústrias Romi ficou em R$ 85,2 milhões no 4º trimestre de 2021, alta de 19,8% em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, em R$ 71,1 milhões. No acumulado de 2021, o Ebitda ficou em R$ 253,9 milhões, alta de 76,7% em relação a 2020, de R$ 143,7 milhões.
  • margem Ebitda ficou em 19,2% no 4º trimestre de 2021, e em 18,4% no período de 2021.
  • Conforme destacou, as Indústrias Romi têm um montante de R$ 221,4 milhões em financiamentos, dos quais R$ 64,3 milhões são em moeda nacional e R$ 157,0 em moeda estrangeira, segundo apurado em 31 de dezembro de 2021. Destes, R$ 32,3 milhões têm vencimento em até 12 meses.
  • “As aplicações financeiras são realizadas com instituições financeiras com baixo risco de crédito e têm rentabilidade substancialmente atrelada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). A posição consolidada líquida de caixa, em 31 de dezembro de 2021, era negativa em R$ 45,5 milhões”, informou.

Ambipar (AMBP3) compra canadense First Response e expande atuação na América do Norte

  • Ambipar (AMBP3) concluiu mais uma aquisição internacional, de acordo com comunicado ao mercado desta quarta-feira (2): comprou a canadense First Response, por meio de sua controlada indireta Ambipar Holding Canadá Inc.. O valor não foi divulgado.
  • Em documento, a Ambipar afirma que a First Response é especializada em atendimentos de emergências ambientais com foco em incêndio, treinamentos, simulados e terceirização de bombeiros e equipamentos de combate a incêndios. A empresa possui 8 bases operacionais no Canadá, nos estados de British Columbia e Alberta.
  • Em 2021, o faturamento da First Response foi de 10,2 milhões de dólares canadenses (C$), com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de C$ 2,1 milhões.
  • Com a aquisição, a First Response torna-se Ambipar Response, “que agora conta com a gestão estratégica e estrutura do Grupo Ambipar para impulsionar o seu crescimento no mercado norte-americano”, diz comunicado.
  • A transação está em linha com o plano de expansão da Ambipar, que passa a ter 28 bases de operação na América do Norte, após 11 aquisições na região.

Google (GOGL34) vai desmembrar ações de 20 para 1, de olho no pequeno investidor

  • A Alphabet, empresa controladora do Google (GOGL34), vai desmembrar as ações da empresa para baratear o custo do papel e atrair os pequenos investidores que passaram a investir em ações durante a pandemia.
  • Atualmente, para investir em uma ação do Google listada na Nasdaq, o investidor precisa desembolsar cerca de US$ 3.000, que, na cotação atual, equivale a R$ 15,7 mil.
  • É diferente dos recibos de ações (BDRs) do Google disponíveis na Bolsa brasileira, que já são uma fração da ação listada em Nova York. Um BDR do Google equivale a 1/150 a ação original.
  • Segundo a Alphabet, o plano é dividir os papéis originais do Google na proporção de 20 para 1. Com isso, o preço das ações Classe A do Google cairia para cerca de US$ 138, com base no fechamento de terça-feira (1º), de US$ 2.752,88.
  • Um papel da empresa não é tão barato assim desde 2005. O Conselho de Administração da Alphabet já aprovou o desdobramento de ações, resta o aval dos acionistas para concretizar a operação.
  • Se aprovado, o desdobramento será feito na forma de dividendo de ações especial único, em cada ação da classe A, classe B e classe C do Google.
  • Cada um dos acionistas registrados no fechamento de 1º de julho de 2022 (data de registro) receberá, após o fechamento dos negócios de 15 de julho de 2022, um dividendo de 19 ações adicionais da mesma classe de ações, para cada papel detido pelo acionista na data de registro.

Facebook (FBOK34) derrete mais de 20% em NY com balanço decepcionante; veja números

  • Facebook (FBOK34) divulgou nesta quarta-feira (2) os resultados do 4T21 e decepcionou os investidores. Os resultados foram fracos, o crescimento de usuários estagnou e as estimativas para o começo de 2022 também foram aquém do esperado.
  • Às 19h07 (horário de Brasília), a ação do Facebook caía 21% no mercado after hours de Nova York, avaliada em US$ 252,05.
  • A companhia, recém-nomeada Meta Platforms, registrou lucro líquido de US$ 10,285 bilhões no período de outubro a dezembro, um recuo de 8% em relação ao mesmo período de 2020. O lucro por ação foi de US$ 3,67 contra US$ 3,84 esperados pelo consenso Refinitiv.
  • receita, por sua vez, ficou em US$ 33,671 bilhões, avanço de 20% na comparação anual. Porém, foi menor do que os US$ 33,4 bilhões esperados pelo mercado.
  • Em nota aos investidores, o CEO e fundador Mark Zuckerberg caracterizou o quarto trimestre de 2021 como “sólido” e destacou o “importante crescimento” em áreas como Reels, comércio e realidade virtual.
  • “Continuaremos a investir nestas e outras prioridades ao longo de 2022, à medida que trabalhamos para criar o metaverso”, escreveu em balanço financeiro.
  • Em comentário sobre os números, o Facebook disse que está sendo prejudicado por uma combinação de fatores, como mudanças de privacidade no iOS da Apple e desafios macroeconômicos. A empresa indicou que o crescimento abaixo do esperado se deve, em parte, por questões de inflação e cadeia de suprimentos que estão afetando os orçamentos dos anunciantes.
  • Há também uma mudança para produtos que não geram tanta receita quanto seu feed de notícias principal. Por exemplo, as pessoas estão gastando mais tempo em seus vídeos Reels.

Da Cielo ao Facebook, essas foram as empresas que se destacaram hoje. Para ler todas as matérias clique aqui.

Victória Anhesini

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