Americanas (AMER3) e Vibra (VBBR3) fecham parceria para exploração de lojas de conveniência

A Americanas (AMER3) e a Vibra Energia (VBBR3) – antiga BR Distribuidora (BRDT3) – concluíram a criação da Vem Conveniência, joint venture que visa a exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustível, através das redes de lojas locais e BR Mania.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A Vem Conveniência terá uma estrutura de gestão e governança corporativa própria. O capital social é detido pela Americanas e Vibra, ambas com participação de 50%.

De acordo com o fato relevante, divulgado pelas duas companhias na manhã desta terça-feira (1º), a Vem Conveniência conta com 55 lojas de pequeno varejo fora de postos de combustíveis, com operação própria, e aproximadamente 1,2 mil de pequeno varejo em postos, operadas por franqueados.

A marca da BR Mania será mantida nas lojas dos postos de combustíveis, enquanto as lojas fora dos postos utilizarão a marca local. A criação da joint venture prevê tanto lojas franqueadas como as de operação própria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A parceria visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados e atendentes de lojas, contando com o somatório de forças da Vibra e da Americanas, que compreende ampla experiência de varejo no mercado brasileiro, uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala e estrutura de suprimentos e logística, tecnologia e atuação no varejo digital e representa um importante passo para a expansão no mercado de lojas de pequeno varejo no Brasil”, informaram as companhias no documento.

A efetivação da parceria se deu após o cumprimento das condições precedentes, habituais em operações de natureza similar, incluindo a aprovação prévia pela autoridade antitruste, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em 30 de dezembro de 2021, sem restrições.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Última cotação da Americanas e Vibra

Na última sessão, segunda-feira (31), a ação da Americanas encerrou o pregão em alta de 0,96%, negociada a R$ 31,71. Já os papéis da Vibra encerraram com alta de 0,79%, negociados a R$ 22,90.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião