Produção industrial aumenta nos EUA, apesar de recuar em outros países

O instituto IHS Markit divulgou nesta sexta-feira (21) um aumento na produção industrial da Europa, EUA e Asia durante o mês de agosto. A economia norte-americana ganhou impulso este mês, à medida que as empresas se livraram dos efeitos da crise induzida pela pandemia do coronavírus (covi-19), embora a recuperação em outras partes do mundo tenha desacelerado.

Os dados divulgados na sexta-feira sugerem que as empresas americanas estão vendo a demanda retornar à medida que o governo retira parte dos bloqueios na economia. O IHS Markit também indicou que a economia dos EUA tem sido capaz de resistir ao ressurgimento de casos de coronavírus, registrado em julho.

Nos EUA, duas pesquisas com empresas mostraram melhora na produção industrial. O índice de fabricação da IHS Markit, que mede a atividade nas fábricas, aumentou para 54,7 pontos neste mês, comparado com 50,3 em julho. Outra pesquisa realizada pelo Institute for Supply Management disse separadamente que seu índice de fabricação em agosto subiu para 53,6, ante 50,9 pontos no mês anterior. Vale lembrar que um nível abaixo de 50 indica contração, enquanto um nível acima de 50 sinaliza expansão.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

“É sólido”, disse Michael Pearce, economista sênior da Capital Economics, ao jornal “The Wall Street Journal”. “Tivemos alguns motivos para nos preocupar com a possibilidade da recuperação ter perdido sua força, mas isso parece não ter se materializado. A economia parece estar em alta”.

Nem todos os indicadores apontam para uma recuperação da produção industrial

Agora, economistas alertam que o ambiente econômico incomum, marcado por uma contração aguda e profunda no primeiro semestre, torna mais difícil o trabalho de interpretar os indicadores recentes. Um exemplo é o fato do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cair a uma taxa anualizada de 32,9% no segundo trimestre, a pior contração já registrada, disse o Departamento de Comércio.

Outros indicadores também sugerem que a economia dos EUA continua vulnerável. O número de solicitações do seguro-desemprego nos EUA foi de 1,106 milhão na semana encerrada em 15 de agosto. Em comparação com a semana passada houve aumento de 135 mil pedidos.

O Federal Reserve (Fed) disse na semana passada que a produção industrial ainda estava 8,2% abaixo do nível registrado em 2019. As reservas de restaurantes estão cerca de 50% menores do que estavam há um ano, de acordo com o aplicativo OpenTable, uma melhoria em relação a abril e maio, quando eram quase totalmente inexistentes.

Veja também: Produção industrial dos Estados Unidos avança 3% em julho

Um aumento na demanda impulsionou a expansão de agosto, disse a IHS Markit, graças ao retorno de clientes, novas campanhas de marketing e à redução de bloqueios no exterior, o que ajudou a impulsionar as exportações. Sua pesquisa com líderes de negócios para obter uma visão geral das condições operacionais no setor industrial, indicou que permaneceram otimistas em relação aos próximos 12 meses, embora expressassem preocupação com a pandemia.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião