Positivo (POSI3) lucro líquido no 1T21 avança 1175%, para R$ 55,7 mi

A Positivo Tecnologia (POSI3) divulgou nessa quarta-feira (12) seus resultados no primeiro trimestre desse ano. A empresa anotou um lucro líquido de R$ 55,757 milhões no período, o que equivale a um avanço de 1175% em comparação com o resultado apurado um ano antes.

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A receita líquida da Positivo cresceu 78,7% no primeiro trimestre desse ano em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, e somou R$ 676,470 milhões.

Ao mesmo tempo, o Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado cresceu 724,3% na comparação ano a ano, para R$ 61,378 milhões, ao final de março.

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A empresa explica que “esse desempenho reverte o resultado negativo do 1T20, reflexo do expressivo aumento do faturamento do período, bem como da combinação de outros fatores: melhor mix de produtos e repasse do aumento de custos das matérias-primas em decorrência da valorização cambial, no preço dos produtos e serviços vendidos, além de gestão de custo fixo”.

1T21 foi desafiador para a Positivo

No balanço da empresa, o fundador e presidente da Positivo, Hélio Bruck Rotenberg destaca que “o primeiro de 2021 confirmou nossas expectativas favoráveis para este ano de 2021. Ainda vivemos a forte demanda em nosso mercado, especialmente as advindas do trabalho remoto e híbrido, além do homeschooling. Esse primeiro trimestre foi especialmente desafiador. Conseguimos ser bem-sucedidos em contornar a limitada oferta de insumos e em aumentar nossa rentabilidade, mesmo diante dos aumentos de preços dos componentes eletrônicos”.

As vendas da empresa alcançaram R$ 809,5 milhões nos três primeiros meses desse ano, sendo 85% maior que o mesmo período de 2020.

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As vendas por meio dos canais online próprios e de terceiros atingiram 54% no segmento Consumer, representando um aumento de 184% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

No Brasil, a companhia anotou um volume total de 1,77 milhões de computadores vendidos no trimestre, 19,8% maior do que o volume apurado um ano antes (1,47 milhões). “Esse volume de computadores vendidos no Brasil foi limitado pelos desafios que os fabricantes têm encontrado nos componentes base da indústria, como chipsets e telas. Portanto ainda existe uma demanda superior à oferta de produtos”.

Em relação ao mercado de tablets, a Positivo explica que houve um crescimento de 177% na receita em comparação com os três primeiros meses de 2020.

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Laura Moutinho

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