Positivo (POSI3) tem lucro quase 30 vezes maior no quarto trimestre

A Positivo Tecnologia (POSI3) registrou lucro líquido de R$ 149,7 milhões no quarto trimestre de 2020. Esse valor representa um valor 28 vezes maior que o obtido no mesmo período no ano anterior, quando havia registrado R$ 5,3 milhões. Já o lucro líquido anual foi de R$ 196 milhões, o maior dos últimos 10 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Segundo a Positivo, a crise sanitária trouxe oportunidades para empresa. Das adaptações motivadas pela covid-19, o trabalho remoto (home-office) e a educação à distância (EAD) estão entre os principais motivos pelos quais a companhia cresceu no período. Com a alta demanda por dispositivos, as vendas cresceram 14,5% em 2020 e 59,4% no quarto trimestre.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Trata-se de um evento excepcional que impulsiona uma forte expansão do Mercado Total Disponível (TAM) para computadores pessoais e muitos outros equipamentos. Acreditamos que seja um movimento que poderá sustentar o crescimento da Positivo por vários anos”, informou a empresa em seu documento.

Fonte: Positivo
Fonte: Positivo

A receita líquida no quarto trimestre foi de R$ 886,5 milhões no quarto trimestre, avanço de 59,4% na comparação de base anual. Já a receita líquida de 2020, foi de R$ 2,1 bilhões, crescimento de 14,5%.

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 95 milhões, ante R$ 39,1 milhões no quarto trimestre de 2019. Por sua vez, o Ebitda ajustado em 2020, foi de R$ 162,4 milhões, alta de 15,4%.

Perspectivas da Positivo para 2021

Segundo a Positivo, a necessidade de compra de computadores, aliada à crise agravada pela pandemia, leva o consumidor a escolher produtos de melhor relação custo/benefício.

Dessa forma, os consumidores estão trocando de marcas para opções mais baratas. Neste cenário, a Positivo acredita ter uma vantagem competitiva e está tomando iniciativas para expandir seus negócios. “Uma evidência é o fato do market share de computadores vendidos até R$ 2.000 ter atingido 70% no 4T20, ante a 47% no mesmo período do ano anterior”, informou a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião