Petrobras (PETR4): Fazenda indica Rafael Dubeux para cadeira no Conselho

O assento do Ministério da Fazenda no conselho de administração da Petrobras (PETR4) será ocupado pelo secretário-executivo adjunto da pasta, Rafael Dubeux. A indicação foi feita pelo ministro Fernando Haddad nesta segunda-feira (11).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo publicou o Valor e foi checado pelo Suno Notícias, está confirmado que Dubeux aceitará o convite. Antes, entretanto, será preciso passar pela formalização da indicação. Por enquanto, todos os assentos do Conselho de Administração da Petrobras encontram-se preenchidos.

Rafael Dubeux atualmente está coordenando a agenda de transição ecológica do Ministério da Fazenda. Sua indicação, segundo fontes próximas confirmaram ao Suno Notícias, vem acompanhada da missão de fortalecer debates sobre o tema na estatal.

Conselho da Petrobras (PETR4) fortalece pauta ecológica

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, junto com Haddad na segunda-feira comentou à imprensa sobre a pauta de Transformação Ecológica. Silveira afirmou que é “natural que a Fazenda participe” com uma cadeira no conselho de administração da estatal. “Temos seis conselheiros”, afirmou o ministro, ao se referir ao número de assentos do governo no colegiado.

Membro novo no time do Ministério da Fazenda neste ano, Dubeux entra com o objetivo de fortalecer os debates sobre o tema na estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quem é Rafael Dubeux?

Rafael Dubeux é formado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com mestrado e doutorado em Relações Internacionais da UnB. No ambiente acadêmico, atuou como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley, e é membro do grupo de pesquisa da UnB denominado Sistema Internacional no Antropoceno e Mudança Global do Clima.

Tem uma carreira extensa em cargos internos do governo, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, chefe da Assessoria Especial do Ministro da Fazenda, adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República e consultor jurídico adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No ano passado, foi convidado por Haddad para o governo Lula, com a missão de liderar o Plano de Transformação Ecológica. Neste ano, ganhou o status de secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda.

Dividendos da Petrobras (PETR4) estão fora de discussão

Segundo Silveira, a polêmica sobre os dividendos da Petrobras (PETR4) não foi tema do encontro, visto que os pagamentos de dividendos ordinários foram “cumpridos rigorosamente, dando estabilidade ao investidor”.

Sobre a não distribuição dos extraordinários, o ministro deixou claro que estão destinados à conta de reserva da companhia, para investimentos de longo prazo.

Haddad ainda comentou que estava havendo uma “discussão desnecessária”, visto que o orçamento da Fazenda para os proventos da Petrobras não foram feitos com base na distribuição extraordinária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião