Petrobras vai ajustar regra de cálculo do preço do diesel no próximo aumento

A Petrobras vai reajustar a regra usada para fazer os cálculos do preço do óleo diesel. A mudança já vai fazer parte do próximo anúncio de alteração do valor do combustível. A estatal deve informar o novo preço do diesel até a próxima semana.

Entretanto, a Petrobras não informou as modificações exatas, mas, de acordo com o G1, garantiu que vai manter a equiparação com os preços internacionais. A decisão teria sido tomada na reunião entre representantes da estatal e o presidente Jair Bolsonaro, que ocorreu na terça (16).

As consequências da mudança na política de aumento do diesel também não foram informadas pela Petrobras. Contudo, a empresa garante que os aumentos não vão ocorrer em intervalos menores que 15 dias.

Saiba Mais: Petrobras pretende vender metade de suas refinarias em junho

Essa regra foi implementada em acordo do então presidente Michel Temer com os caminhoneiros. A categoria exigiu a mudança durante negociação para acabar com a greve.

Saiba Mais: Petrobras: Bolsonaro diz que ‘não quer’ e ‘não pode’ intervir na política de preços

Intervenção do governo

A decisão de mudança na regra de cálculo ocorre após uma série de polêmicas envolvendo a Petrobras. Na última semana, a estatal perdeu mais de R$ 32 bilhões em valor de mercado. Isso ocorreu devido a intervenção do governo no aumento do diesel anunciado pela empresa.

Jair Bolsonaro pediu ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que recuasse na decisão de aumentar o valor do diesel em 5,7%. O presidente exigiu uma justificativa baseada em estudos para o aumento no preço do combustível. O governo adotou a medida por receio de uma reação dos caminhoneiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A ação levou investidores a desconfiarem do governo não intervencionista defendido pela nova gestão. O resultado foi a desvalorização de mais de 8% das ações da Petrobras na última sexta-feira (12).

“Quer saber mais sobre o IPO do Uber? Baixe aqui o relatório completo GRATUITO”

 

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião