Grana na conta

Paulo Guedes indica Susana Cordeiro para presidência do IBGE

O ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou nesta sexta-feira (08) a economista Susana Cordeiro Guerra para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, não há previsão para a sua posse. Mais cedo, Guerra se encontrou com Guedes no Rio de Janeiro. A nova presidente do IBGE substituíra Roberto Luís Olinto Ramos.

Saiba mais: Intenção é economizar R$ 1 tri com a reforma da Previdência, diz Guedes

O ministério da Economia informa que a economista atuou no Banco Mundial nas áreas de reforma do Estados, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público, juntamente com os governos na Ásia, na África e na América Latina.

Além disso, no Brasil foi pesquisadora visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na PUC-Rio.

Saiba mais: Carteira “verde e amarela” não será incluída na PEC da Previdência, diz Guedes

No currículo acadêmico, Guerra possui mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Além disso, é PhD em ciências políticas pela universidade norte-americana MIT (Massachusetts Institute Technology).

Encontro com Guedes

Nesta manhã, Guedes e Guerra tiveram uma reunião para tratar dos trâmites de transição do comando do instituto, junto com o atual presidente do IBGE, Roberto Olinto. O encontro ocorreu no escritório do Ministério da Economia no Rio de Janeiro.

Segundo noticiou o “Broadcast”, o nome de Guerra apareceu pela primeira vez como cotada à assumir presidência do IBGE na noite de quinta-feira (07). O mercado já esperava a indicação, mas não havia nenhuma informação oficial sobre a nomeação de Guerra para o cargo até a tarde desta sexta.

Saiba mais: IBGE: produção industrial cresceu 1,1% em 2018

Roberto Olinto foi nomeado presidente do IBGE na gestão de Michel Temer em junho, substituindo Paulo Rabello de Castro. Até então, Olindo era diretor do instituto.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião