Netflix (NFLX34): perda de assinantes no 2T22 é de 1 milhão, abaixo das projeções; ações sobem

Nem séries de sucesso como Stranger Things salvaram o trimestre da Netflix (NFLX34). A empresa voltou a perder assinantes no 2T22, num total de 1 milhão. No 1T22 a perda foi de 200 mil usuários. Mas os números reportados no 2T22 vieram abaixo dos estimados pelo mercado — a metade do que os investidores projetavam. Por esse motivo, as ações da empresa chegaram a subir 8% no after hours — alta que ficou em 5%.

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A Netflix perdeu assinantes no 2T22 em um ritmo mais lento que o estimado. A companhia de streaming viu o cancelamento de 970 mil assinaturas contra uma expectativa de dois milhões no período, de acordo com o Wall Street Journal. A empresa soma 220,67 milhões de assinantes no mundo, ante os 221,64 milhões do primeiro trimestre.

O lucro por ação ficou em US$ 3,20, mais alto que os esperado US$ 2,94, segundo a Refinitiv, citada em reportagem da CNBC. A receita do 2T22 ficou em
US$ 7,97 bilhões, abaixo dos US$ 8,035 bilhões previstos em levantamento da Refinitiv. O resultado representa alta de 9% em relação ao mesmo trimestre em 2021.

O lucro chegou a US$ 1,44 bilhão, contra US$ 1,353 bi no mesmo trimestre do ano passado.

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A empresa, com os 220,67 milhões de assinantes, disse que espera que as adições líquidas atinjam 1 milhão no terceiro trimestre. A Netflix estima incremento no próximo  trimestre de 221,67 milhões de assinantes. Mas projeta queda na receita para US$ 7,8 bilhões.

Empresa demitiu 450 no ano

Em junho último a companhia anunciou 300 demissões. Foi o segundo corte na empresa em 2022 – em maio, 150 pessoas foram demitidas no mundo. Com isso, o total chega a 450 pessoas.

As demissões na Netflix ocorreram em vários departamentos da empresa, majoritariamente nos Estados Unidos.

Em abril, a companhia demitiu uma dúzia de redatores de seu novo site editorial Tudum, além de 25 funcionários de marketing.

A Netflix viu uma década de crescimento acelerado, que levou a companhia a atingir mais de 220 milhões de assinantes globais. A previsão da empresa era de perder mais 2 milhões no segundo trimestre de 2022, mesmo com o lançamento de novas temporadas de séries de sucesso como Stranger Things e The Umbrella Academy.

Em março, a empresa começou a testar um novo recurso para monetizar o compartilhamento de contas nas regiões da América Latina. Os usuários poderiam adicionar até duas contas de “membro extra” por uma pequena taxa adicional, além de sua assinatura mensal.

Agora, a Netflix está considerando uma opção para a plataforma com anúncios, que até pouco tempo tinha sido rejeitada.

No caso da Netflix e outros streamings, a companhia também tem sofrido uma competição acirrada por parte de novas plataformas, como Disney+ e HBO Max, ambos disponíveis no Brasil.

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Netflix reconheceu em uma carta aos acionistas em abril que o lançamento de novos serviços de streaming pode ter contribuído para a desaceleração do crescimento.

Netflix fechou parceria com a Microsoft (MSFT34) em plano de assinatura com anúncios

Netflix nomeou a Microsoft (MSFT34) como sua parceira em um serviço suportado por anúncios, anunciaram as empresas nesta quarta-feira (13). As informações são do portal CNBC.

“A Microsoft tem capacidade comprovada de atender a todas as nossas necessidades, à medida que, juntos, construímos uma nova oferta com suporte para anúncios. Mais importante, a Microsoft ofereceu a flexibilidade para inovar ao longo do tempo tanto do lado da tecnologia quanto do lado das vendas, bem como portes proteções de privacidade para nossos membros”, disse Greg Peters, COO da Netflix.

O novo plano de assinatura contará com anúncios e será mais barato para os consumidores, diz a Netflix. Em comunicado, a Netflix afirmou que a Microsoft provou sua habilidade em apoiar suas necessidades de anúncios e ofereceu flexibilidade para inovação ao longo do tempo, tanto em questões tecnológicas quanto de vendas. A companhia destacou a forte proteção de privacidade para os assinantes.

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Resistências deixadas de lado

A plataforma de streaming tem lutado para reter e adicionar assinantes. Em abril, anunciou que planejava o lançamento de um produto suportado por anúncios, após anos resistindo ao movimento.

O co-CEO Reed Hastings é um dos que se opõem à adição de comerciais ou outras promoções à plataforma, mas disse, em teleconferência de divulgação de resultados da empresa, que faria sentido oferecer aos clientes uma opção mais barata.

Impacto no modelo de negócio

Em um esforço para atrair mais assinantes, a Netflix aumentou seus gastos com conteúdo, principalmente originais como a série de sucesso “Stranger Things” — e, para pagar por isso, acabou aumentando o preço de suas assinaturas.

A empresa disse que as mudanças de preço, por mais que estejam ajudando a aumentar a receita, foram parcialmente responsáveis pela perda de 600 mil assinantes nos EUA e Canadá no último trimestre.

Durante os últimos meses, a empresa promoveu reuniões com outros potenciais parceiros, como Google (GOGL34), dono do YouTube, e Comcast (CMCS34), proprietária do Peacock e da NBCUniversal, visando lançar o plano antes do final de 2022.

A Microsoft saiu na frente das concorrentes por não operar um serviço de streaming que possa concorrer com a Netflix.

O COO da Netflix disse que os esforços publicitários da companhia ainda estão “nos primeiros dias” e com “muito a se trabalhar”.

No ano, as ações da Netflix já caíram mais de 70%

(Com informações do Estadão Conteúdo)

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Marco Antônio Lopes

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