Grana na conta

Lucro do Mercado Livre sobe 71% no trimestre, para US$ 344 milhões

O Mercado Livre (MELI34) registrou um lucro de US$ 344 milhões no primeiro trimestre deste ano (1T24), marcando um crescimento de 71,1% em comparação com o mesmo período do ano passado (1T23). Esse aumento foi impulsionado pelo desempenho positivo tanto no Brasil quanto no México, segundo balanço divulgado pela empresa ao mercado nesta sexta-feira (3). A companhia opera o marketplace em 18 países e também é proprietária da fintech Mercado Pago.

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A receita total do Mercado Livre aumentou 43,3%, atingindo US$ 4,3 bilhões na mesma base de comparação. No Brasil, a plataforma de comércio eletrônica viu a receita crescer 56,7%, chegando a US$ 2,57 bilhões, incluindo vendas online e serviços financeiros, enquanto no México o aumento foi de 59,2%, atingindo US$ 971 milhões.

O Ebit total do Mercado Livre no 1T24, que representa a lucratividade de uma empresa antes da consideração dos juros e impostos, foi de US$ 528 milhões de dólares, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos analistas do setor financeiro. O volume bruto de mercadorias (GMV) alcançou US$ 11,4 bilhões, um aumento de 21,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, com um crescimento de 30% no Brasil e no México.

O Mercado Livre diz que o número de itens vendidos atingiu 385 milhões, um aumento de 25%, enquanto o volume total de pagamentos foi de US$ 40,7 bilhões, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Até o final de março, segundo o Mercado Livre, a carteira de crédito no 1T24 da empresa atingiu US$ 4,4 bilhões, representando um aumento de 46,7% em relação ao ano anterior. O número de usuários do Mercado Pago chegou a 49 milhões no final de março, um aumento de 38% em comparação com o 1T23.

Empresa reclassifica linhas de receita e aumenta vendas no marketplace no Brasil

O balanço também destacou algumas mudanças, incluindo a reclassificação das linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago, com um impacto positivo de 99 milhões de dólares na receita líquida. No entanto, isso não afetou o lucro líquido, conforme dados fornecidos pela empresa. Outras mudanças incluíram alterações nos termos e condições do Mercado Envios, que tiveram um impacto negativo de 10 milhões de dólares no lucro líquido.

As vendas do marketplace, o principal negócio do Mercado Livre, aumentaram 36% no Brasil e 42% no México em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme medido pelo Volume Bruto de Mercadorias (GMV). As margens operacionais atingiram 12,4%, superando os 11,2% do ano anterior, excluindo as mudanças no relatório.

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Mercado Livre quer investir R$ 23 bilhões no Brasil e abrir 6,5 mil empregos

No dia 15 de abril, o Mercado Livre anunciou um investimento de R$ 23 bilhões para expandir suas operações no Brasil, marcando o maior aporte em seus 25 anos de atuação no país. Esses recursos, afirma a empresa, serão direcionados para a abertura de novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre, com a estimativa de criação de 6,5 mil empregos.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o CEO da empresa no Brasil, Fernando Yunes. A meta do Mercado Livre é ampliar a infraestrutura para possibilitar entregas mais rápidas em um maior número de cidades, incluindo opções de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte.

Já a expectativa do Mercado Livre é aumentar o número de colaboradores dos atuais 22 mil para 29 mil até o final do ano, com a maior parte dos novos postos de trabalho destinados às áreas de logística e tecnologia. Dos 6,5 mil empregos previstos, 5,2 mil serão para operações logísticas e 875 para tecnologia, enquanto os demais serão distribuídos em outros setores, segundo a empresa.

Além do presidente Lula, estiveram presentes no encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, assim como os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho), entre outros.

No Brasil, as operações do Mercado Livre representam 52% da receita líquida total da empresa na América Latina. O Mercado Livre opera em 18 países. Sua plataforma de vendas conta com aproximadamente 3,3 milhões de vendedores por ano, beneficiando mais de 1 milhão de famílias. A companhia também planeja expandir sua equipe na fintech Mercado Pago, que participou do programa federal Desenrola para renegociação de dívidas.

Em dia de divulgação de resultados, Mercado Livre fecha Ibovespa em alta

O Mercado Livre encerrou o pregão desta sexta-feira (3), dia em que divulgou o balanço do 1T24 da companhia, com ações negociadas a R$ 68,74 no Ibovespa, uma alta de 2,90% quando comparado ao dia anterior. No mês de maio, a plataforma de comércio eletrônico desponta valorização de 2,90%.

Nos últimos doze meses, o grupo anota alta de 333,58% de valorização, segundo dados da Bolsa de Valores.

Nesta sexta, o Mercado Livre também pontuou um dos maiores crescimentos no fechamento do Ibovespa neste ano. A empresa não conseguia elevar as ações ao patamar de hoje desde 19 de fevereiro, quando negociou papéis na B3 a R$ 74,30. Até então, a maior alta do ano da companhia tinha sido registrada em 26 de janeiro, quando vendeu ações a R$ 74,60.

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Murilo Melo

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