Conheça 5 mulheres que brilham no mercado financeiro brasileiro

O número de mulheres no mercado financeiro cresceu no último ano, mas teve o menor avanço percentual desde 2018. Ao todo, foram 1,34 milhão de investidoras cadastradas na B3 (B3SA3), alta de 16% em relação ao ano anterior. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em 2021, o avanço foi de 36% comparado a doze meses antes. Conforme dados da B3, a proporção entre mulheres e homens investidores tem recuado. 

Elas representavam 25% da bolsa de valores em 2013. No entanto, de janeiro a dezembro do ano passado, a participação das mulheres investidoras na Bolsa é de aproximadamente 23% – com muito espaço para crescer, portanto.

Para incentivar a abertura de caminhos e possibilidades para mulheres que querem investir, ou mesmo para aquelas que pretendem aprender mais sobre o assunto, o Suno Notícias montou uma lista de principais mulheres do mercado financeiro e finanças pessoais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

1. Ana Leoni – fundadora do Dinheiro com Atitude

Ana Leoni, ex- superintendente de educação da Anbima e fundadora do Dinheiro com Atitude. Foto: Divulgação/fundadora do Dinheiro com Atitude

Para iniciar o nosso ranking com mulheres do mercado financeiro que todas (e todos) devem conhecer, temos Ana Leoni, que conta com mais de 27 anos de experiência no mercado de investimentos, os últimos 16 dedicados à educação financeira. 

Tendo, inclusive, atuado por mais de 15 anos na Associação Brasileira de Entidades Financeiras e Capitais (Anbima), sua carreira também conta com passagens por Unibanco, Private Banker e Brasilpar. 

Além de Membro do Comitê Consultivo de Educação da CVM, ela também é conselheira em instituições como International Forum for Investor Education, Financial Planning Standards Board e Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).

Ana é fundadora do projeto Dinheiro com Atitude, que ela descreve como um projeto que surgiu “da vontade de ajudar pessoas a terem uma relação mais saudável com o dinheiro”.

2. Cristina Junqueira – cofundadora do Nubank

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank. Foto: Reprodução/ Nubank

Outra mulher de destaque no mundo dos investimentos e dos negócios é Cristina Junqueira, de 39 anos. Ela já tinha uma trajetória no mercado financeiro antes de se juntar ao colombiano David Vélez para fundar o Nubank (NUBR33). Por uma década, entre 2003 e 2013, ela trabalhou em consultoria estratégica e em bancos tradicionais.

No próprio Itaú (ITUB4), que foi desbancado pelo Nubank em valor de mercado, a empresária foi analista de sistemas, superintendente e gerente na área de cartão de crédito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A experiência dentro do ‘bancão’ foi essencial para traçar os caminhos que trariam destaque à fintech, fundada em 2013. A ideia inicial era que o Nubank fosse um contraponto às instituições financeiras tradicionais, com menos cobranças de tarifas e processos desburocratizados. Hoje, a fintech tem cerca de 48 milhões de clientes.

Formada em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, antes de cofundar o Nubank, Junqueira passou por diversas empresas – além do Itaú Unibanco, Boston Consulting Group e Booz Allen Hamilton. 

3. Louise Barsi – cofundadora do Ações Garantem Futuro

louise barsi
Louise Barsi, cofundadora do Ações Garantem Futuro. Foto: Divulgação

Filha do bilionário da bolsa de valores Luiz Barsi, Louise é conhecida entre os investidores. Ela foi incentivada a estudar finanças pessoais e investimentos pela família e despontou. Formada em Economia, Louise é analista certificada pelo Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CPNI).

Mulher investidora e do mundo dos negócios, Louise faz parte do Conselho de Administração da Eternit (ETER3) e dos conselhos fiscais da Klabin (KLBN11), do Santander (SANB11) e da AES Brasil (AESB3).

Ao lado de dois sócios, ela criou a AGF (Ações Garantem Futuro), uma edutech que ajuda novos investidores a trabalhar com dividendos, além de procurar tornar a educação financeira mais democrática. O nome do projeto é o mesmo do livro em que o pai publicou seu método pela primeira vez, em 1972.

O perfil das redes sociais de Louise é adequado para mulheres investidoras que estão buscando um conteúdo um pouco mais avançado, com análises focadas em ações e dividendos, especialidade da economista. Ela já possui 258 mil seguidores no Instagram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

4. Nathalia Rodrigues – fundadora do Nath Finanças

Nathalia Rodrigues, fundadora do Nath Finanças. Foto: Divulgação

Nathália Rodrigues, ou simplesmente Nath Finanças, é formada em Administração e tinha o sonho de ser empreendedora desde criança. Os vídeos de Nathália começaram a ganhar público em 2019 e a aumentar o número de fãs durante a pandemia. 

Embora Nath não foque o seu conteúdo em investimentos, ela é uma das mulheres mais famosas quando o assunto são finanças. Suas gravações ficaram conhecidas especialmente pela maneira direta e prática com a qual a criadora conduz o canal. Ela procura o equilíbrio entre economizar com pouco dinheiro, utilizando quantias como a de um salário mínimo ou do auxílio emergencial. 

Com uma abordagem que não utiliza jargões econômicos, hoje ela acumula mais de 472 mil seguidores no Twitter, junto aos 228 mil inscritos em seu canal do YouTube.

5. Zeina Latif, ex-economista-chefe da XP Investimentos

Zeina Latif, ex-economista-chefe da XP Investimentos. Foto: Divulgação

Encerrando a nossa lista, temos Zeina Latif, que foi economista-chefe da XP Investimentos, entre 2014 e 2020, e trabalhou em diversas instituições financeiras, como ABN-Amro Real e HSBC.

Zeina é formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, concluiu o mestrado e o doutorado em economia.

Começou a carreira profissional como professora de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Depois, fez parte, como pesquisadora, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.

Considerada uma das principais mulheres do mercado financeiro, a economista também teve passagem por instituições financeiras como o Royal Bank of Scotland, ING, ABN-Amro Real e HSBC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião