Méliuz (CASH3) compra fintech de pagamentos por R$ 324,5 milhões

O Méliuz (CASH3) fechou a compra da Acesso Bank, fintech de solução de pagamentos e bank as a service, por R$ 324,5 milhões e entrou de vez no mundo dos serviços financeiros. A transação foi anunciada nesta segunda-feira (3).

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O negócio prevê somente a troca de ações entre as empresas. Os acionistas da Acesso, holding da Acesso Bank, ficarão com aproximadamente 8% do Méliuz. A companhia possui um valor de mercado de aproximadamente R$ 4,1 bilhões na B3, com base na cotação atual.

“A associação com a Acesso e sua equipe de gestão marca mais um passo na expansão do ecossistema de serviços financeiros do Méliuz, permitindo o desenvolvimento de soluções em contas digitais, pagamentos, e outros temas relacionados a serviços e produtos transacionais”, disse o comunicado divulgado ao público.

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O negócio tem o potencial de ampliar a atuação do Méliuz no mercado, de concessão de crédito a seguros, expandindo a percepção de valor aos seus cerca de 16 milhões de usuários. Com isso, a companhia entrou para o universo do Banco Inter (BIDI11) e até do Magazine Luiza (MGLU3).

Em comentário divulgado nesta manhã, a corretora Guide atribuiu ao negócio um impacto marginalmente positivo para o Méliuz, com base no pipeline aquecido de aquisições, “o que resulta na continuidade de um crescimento robusto”.

Os múltiplos elevados vão de encontro ao crescimento do mercado endereçável da companhia, tudo isso sendo feito por meio de trocas de ações, o que é positivo, diz a corretora.

Méliuz quer ‘engajar’ base de clientes

A Acesso, que deixará de ter esse nome e passará a ser subsidiária integral do Méliuz, movimentou R$ 1,3 bilhão em volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) em março deste ano. A receita bruta no ano passado foi de R$ 53,6 milhões, com base em um time de 178 pessoas.

O negócio também pode ampliar a venda cruzada com produtos e serviços já existentes da empresa, como o Cartão Méliuz, Marketplace e Méliuz Nota Fiscal. “O Méliuz passa a ter capacidade de aumentar ainda mais o engajamento da base de usuários, facilitando o lançamento de novos produtos financeiros.”

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Fundada há oito anos por Sérgio Kulikovsky, a Acesso deu início às operações apenas como um cartão pré-pago, que era comercializado em supermercados. Em 2018, a empresa criou seu banco digital e o Bankly, serviço de banking as a service, com a ajuda de Davi Holanda, atual CEO, que veio do PagSeguro.

O quadro de acionistas da Acesso conta com o fundo de venture capital InvestTech; Luis Stuhlberger, fundador do Verde; a família Heilberg, da HIX Capital; Pino Marco Di Segni, sócio da Geo Capital; Jorge Paulo Lemann; além do CEO e do fundador.

Essa foi a segunda aquisição do Méliuz desde seu IPO, no fim do ano passado. Desde a operação, que engordou o caixa em R$ 300 milhões, as ações da empresa subiram mais de 250%.

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Jader Lazarini

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