Magazine Luiza (MGLU3): Luiza Trajano faz abaixo-assinado para pressionar BC pelo corte da Selic

Não é a primeira vez que a empresária do  Magazine Luiza (MGLU3) Luiza Trajano se manifesta veementemente contra a atual taxa de juros. Após ter revelado que fez mais de 20 ligações para o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, pedindo pela redução da Selic, Trajano fez uma nova manobra: ligou diretamente para integrantes do “Conselhão” de Lula em busca de apoio para um abaixo-assinado para pressionar o BC. A informação exclusiva é de Lauro Jardim, do O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A atual presidente do conselho de administração do Magazine Luiza tem feito cobranças contínuas a Campos Neto, sobre uma sinalização de corte na Selic, mantida na última reunião do Copom em junho a 13,75% ao ano.

Em maio a dona do Magazine Luiza desabafou: ““Eu estou lutando para abaixar os juros. Espero [que venha na próxima reunião] pelo menos um sinal. Se não vier, vai ser muito triste. O pequeno e o médio estão sofrendo muito”, comentou com jornalistas após participar de um seminário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3)Luiza Trajano, afirmou que está “lutando” para que o Copom do Banco Central dê início a um movimento de corte da Selic.

A empresária disse que “esperava pelo menos um sinal” para essa redução na Selic na reunião do Comitê do BC, em 20 e 21 de junho de 2023, conforme informações do jornal Valor Econômico.

Os juros foram mantidos pelo colegiado do Banco Central. As próxima reuniões serão em 1º e 2 de agosto. Analistas do mercado está divididos se o primeiro corte da Selic vai ocorrer nessa reunião ou na de setembro, em 19 e 20 de setembro.

Na Ata do Copom divulgada na terça (27) a sobre decisão de manutenção dos juros em 13,75%, o Banco Central diz que vai manter a taxa no patamar atual “até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

Além disso, a Ata do Copom mostrou divergências sobre os próximos passos da política monetária do Brasil.

O comitê destaca que já há consenso para “um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

Contudo ainda há um grupo de diretores que é mais conservador e que enfatizou que o processo de desinflação ainda é fruto de núcleos que são voláteis dentro do indicador oficial.

O grupo pede mais cautela e reancoragem das expectativas. Por Isso Luiza Trajano está convocando empresários e políticos para reforçar a campanha pela redução da taxa Selic.

A cobrança da empresária do Magazine Luiza vem de antes da última reunião do Copom

Em 12 de junho, a empresária falou sobre o corte de juros em um evento com Líderes do Varejo do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Na ocasião, ela revelou que já fez mais de 20 ligações ao presidente do BC, além de já ter repassado diversos recados demonstrando seu desejo de que haja uma redução na taxa básica de juros, a Selic.

Em resposta, o presidente do Banco Central havia destacado que ele é apenas um dos oito votos sobre as decisões tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e que, por essa razão, não poderia confirmar o corte na Selic.

Antes dessa ocasião, Trajano também havia conversado com jornalistas em um seminário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em maio desta ano, sobre as dificuldades que o setor do varejo vinha enfrentando.

“Eu estou lutando para abaixar os juros. Espero [que venha na próxima reunião, ocorrida em 20 e 21 de junho] pelo menos um sinal. Se não vier, vai ser muito triste. O pequeno e o médio estão sofrendo muito,” desabafou a empresária.

Na ocasião do bate-papo com os jornalistas, a empresária também ressaltou que a alta dos juros reflete na operação do Magazine Luiza, pois o poder de compra dos consumidores acaba sendo retraído.

Na segunda-feira (3), as ações da Magazine Luiza (MGLU3) encerravam o mercado em alta de +2,08% negociadas a R$ 3,44.

Cotação MGLU3

Gráfico gerado em: 03/07/2023
1 Dia

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião