Itaú (ITUB4) vira preferido da XP após dados sobre crédito divulgados pelo BC

Após a divulgação dos dados mais recentes sobre crédito dos bancos brasileiros pela autoridade reguladora – o Banco Central (BC) -, analistas da XP reiteraram a preferência pelo Itaú (ITUB4) na sua cobertura do setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os especialistas da casa relataram que mantêm “perspectiva positiva para os grandes bancos” e seguem preferindo as ações do Itaú dentro da sua cobertura.

A XP tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 35 para os papéis ITUB4, ao passo que as ações são negociadas pouco abaixo dos R$ 33 em bolsa.

“Os dados de crédito do Banco Central referentes a novembro marcaram o sexto mês consecutivo de desaceleração das taxas de inadimplência em relação ao ano anterior. De modo geral, novembro não indica qualquer alteração significativa na dinâmica observada recentemente”, destaca a XP.

“Portanto, é possível que os dados do quarto trimestre confirmem a nossa visão de que 2024 ainda poderá ser um ano de crescimento saudável da carteira, mas ligeiramente melhor em termos de qualidade de crédito. O crescimento do crédito, de 8% na base anual, permanece dentro do intervalo sugerido pelo guidance fornecido pelos grandes bancos para 2023”, completa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Os analistas da XP ainda acrescentam que as concessões de crédito aumentaram 2% ante o mês anterior e o ciclo de flexibilização monetária em curso reflete-se na descida contínua das taxas de juro, além do fato de que o mês de novembro marcou a segunda queda consecutiva ante o ano anterior.

“Em termos de NPL, houve um aumento marginal (+2bps M/M), e novembro foi mais um mês mostrando um ligeira desaceleração anual em relação ao mês anterior (+43bps A/A vs +45bps em outubro)”, conclui a XP.

Mais cedo, analistas do BB-BI também mantiveram seu otimismo com o Itaú – mas citaram também o Santander (SANB11) e outros players sobre os quais a casa mantém recomendação de compra para as ações.

“O Itaú (ITUB4) consolidou o seu desempenho acima dos pares privados com o resultado do último trimestre. Com maior exposição a clientes com renda elevada e empresas de maior dimensão, o banco conseguiu expandir sua carteira de empréstimos e receita de serviços em meio a um ciclo de aumentos relevantes na inadimplência. Assim, com o status de banco premium, um valuation atraente e exposição a uma carteira mais defensiva, temos recomendação de compra para o papel, que é uma de nossas principais teses no setor financeiro”, afirma Victor Miranda, operador de renda variável da One Investimentos.

Especialistas do BB Investimentos disseram, um dia após o resultado do banco no 3T23, que viram o balanço do ITUB4 como positivo, e que o banco navega com ‘serenidade o ciclo de alta da inadimplência conjugada com desaceleração da originação no setor bancário’.

“O resultado foi marcado por dinâmicas similares às dos trimestres anteriores, com carteira de crédito ainda equilibrando expansão e rentabilidade diante de um ciclo de desaceleração, com inadimplência e custos sob controle”, destaca Rafael Reis, do BB.

“Olhando especificamente para o crédito, vemos a carteira expandida crescendo 4,7% no comparativo anual, sendo que as linhas que mostraram maior ímpeto no trimestre ficaram por conta de PJ Brasil e Grandes Empresas”, completa.

O analista acrescentou que ainda mais robustas foram as receitas de juros, que variaram 9,9% no mesmo período, com destaque para a margem com clientes, que denota mix equilibrado da carteira de crédito.

Desempenho das ações do Itaú

As ações do banco caíram 0,6% no intradia desta quinta (4), dia que foi majoritariamente negativo no Ibovespa. Em 12 meses, os papéis do Itaú sobem 37%, contudo, ficando a frente do índice no período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião