BB-BI mantém otimismo com Itaú (ITUB4) após novos dados divulgados

Após os dados de crédito de novembro serem divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Banco Central, analistas do BB-BI mantiveram seu otimismo com o Itaú (ITUB4), Santander (SANB11) e outros players os quais a casa mantém recomendação de compra para as ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Além disso, as ações do Itaú estão na carteira BB Fundamentalista e também na Seleção BB 2024. O único outro papel do setor que está em ambos os portfólios é o BTG Pactual (BPAC11).

Sobre os novos dados de crédito divulgados pelo BC, o BB-BI destaca o avanço da carteira de crédito no comparativo mensal (+0,9%), com crescimento tanto na PF quanto PJ, tanto nos livres quanto direcionados.

“No comparativo anual, vimos continuidade da desaceleração, ligeiro recuo da inadimplência geral, ainda que na modalidade livre tenhamos presenciado dinâmicas difusas, com PF em queda e PJ avançando 10 bps, e queda de 20 pontos base no spread geral e estabilidade ICC, que atingiram 20,4%, e 22,1% respectivamente”, diz a casa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Sobre a inadimplência, os analistas do BB-BI chamam atenção para o fato de que pessoas jurídicas são a preocupação atual, ao passo que a inadimplência geral (90 dias) recua.

No lado de provisões e cobertura, os especialistas destacam que o nível de provisões e cobertura buscam gradualmente uma normalização, após o período de stress da pandemia – enquanto o comprometimento de renda começa a desenhar um recuo mais firme após o atingimento do maior nível da série histórica em 2023 e o endividamento recua marginalmente.

Desempenho das ações do Itaú

As ações ITUB4 sobem 4,85% no acumulado dos últimos 30 dias, a um patamar de R$ 33.

Em uma janela mais longa, de 12 meses, os papéis do Itaú sobem 37%, ficando a frente do Ibovespa no período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião