Prévia da inflação: IPCA-15 aponta variação de 0,34% em fevereiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apontou uma variação de 0,34% em fevereiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (21).

No entanto, essa variação, junto com fevereiro de 2000, foi a menor para um mês de fevereiro desde o início do Plano Real, em 1994. O IPCA-15 é uma prévia da inflação oficial do Brasil.

No acumulado de um ano, que terminou em fevereiro, a variação foi de 3,73%. Dessa forma, o valor foi menor que o da variação dos 12 meses anteriores onde foram registrados 3,77%.

Além disso, o índice mostrou um crescimento de 0,3% em relação a janeiro. Até o momento, o acumulado deste ano é de 0,64%, sendo que em 2018 foi registrado 0,38% no mesmo período.

Saiba mais: Ibovespa inicia sessão em alta; mercado avalia reforma e IPCA-15

Saiba mais: Dólar opera em alta após reforma da Previdência chegar ao Congresso

Saiba mais: BC: Prévia do PIB de 2018 mostra crescimento de 1,25% na economia

Comerciantes esperam inflação alta

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os consumidores brasileiros estimam que a inflação do país ficará em 4,9% nos próximos 12 meses. No entanto, a previsão de fevereiro aponta um recuo em relação as expectativas de janeiro, onde a taxa era de 5%.

A economista da FGV, Viviane Seda Bittencourt, disse à “Agência Brasil” que a estimativa de inflação por parte dos consumidores vem caindo desde o resultado das eleições. Dessa forma, os consumidores parecem estar mais otimistas sobre a atual situação econômica do país e com menos incertezas.

Além disso, a expectativa é que o resultado se continue estável ou então, que tenha pequenas variações.

O IPCA-15 , divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é apenas um prévia da inflação. No entanto, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, acumula uma taxa de 3,78% em 12 meses.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião