BC: Prévia do PIB de 2018 mostra crescimento de 1,25% na economia

A “prévia” do PIB, divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira (15), apontou um crescimento para a economia pelo segundo ano consecutivo em 2018.

Divulgado pelo Banco Central, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) considerado pelo mercado como um “prévia” do PIB, registrou um crescimento de 1,15% em relação a 2017. No ano retrasado a economia havia avançado 1%.

No entanto, os números do IBC-Br não possuem ajuste sazonal, uma vez que são considerados períodos iguais, ou seja, ano contra ano.

De acordo com o BC, o mercado estima uma expansão de 1,25% para a economia nacional em 2018.

Saiba mais: Mercado financeiro reduz previsão de déficit nas contas públicas em 2019

Saiba mais: Alcolumbre quer acompanhar reforma da Previdência com subcomissão

IBC-Br e a taxa Selic

Divulgado pelo IBGE, o IBC-Br foi criado com o objetivo de antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB).

No entanto, nem sempre há proximidade entre os dados divulgados pelo IBC-BR e depois pelo PIB. Isso acontece porque os índices possuem formas distintas de serem calculadas

O IBC-Br é obtido com base em estimativas da agropecuária, indústria, serviços e impostos. Além disso, o Índice é utilizado pelo BC para definir a taxa básica de juros do país.

Atualmente, a taxa Selic segue na mínima histórica de 6,5% ao ano. No entanto, a estimativa do mercado é que ela se mantenha nesse percentual até o fim de 2019.

De acordo com o sistema brasileiro, o Banco Central tem que ajustar os juros para que atinja as metas preestabelecidas de inflação.

Entretanto, para 2019 a meta é de 4,25%, podendo variar entre 2,75% e 5,75%. Para 2020, a meta esta em 4%, podendo oscilar entre 2,5% e 5,5%.

Resultado oficial do PIB

O resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 será divulgado apenas no dia 28 de fevereiro. Os dados são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião