Índices futuros de NY operam estáveis de olho no Fed

Os índices futuros de Nova York operam de forma estável nesta quinta-feira (14), no entanto, as bolsas europeias operam com uma acentuada queda após a abertura, assim como os mercados asiáticos, que fecharam em baixa.

Por volta das 8h30, os índices norte-americanos operavam de forma levemente negativa após fecharem a última quarta-feira em baixa. Dow Jones apresentava uma queda de 0,51%, a 23.048,5 pontos. O S&P 500 futuro caía cerca de 0,43%. Por sua vez, a Nasdaq operava com um recuo de 0,37%, a 8.957,88 pontos.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na última quarta, os mercados norte-americanos fecharam em queda atentos às declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), BC dos Estados Unidos.

“O escopo e a velocidade dessa crise não têm precedentes modernos, significativamente piores do que qualquer recessão desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou Jerome Powell, alertando que “a recuperação pode levar algum tempo para ganhar impulso e com o tempo pode transformar problemas de liquidez em problemas de solvência”.

O presidente estadunidense Donald Trump, logo depois, voltou a dizer que o Fed deveria implementar taxas de juros negativas, mas disse que Powell, criticado nos últimos meses, vem melhorando seu desempenho à frente da autoridade monetária central do país.

Na Europa, os índices também operam em baixa nesta quinta-feira. Por volta das 8h40, o FTSE 100, no Reino Unido, operava em queda de 2,69%, e o CAC 40, na França, caía 2,19%. O FTSE MIB, bolsa italiana, apresentava uma desvalorização de 2,32%.

Já o DAX 30, na Alemanha, país da maior economia da Europa, recuava 2,20%. O Euro Stoxx 50, maior índice acionário da zona do euro, operava com uma baixa de 2,20%.

As bolsas asiáticas, de forma similar, fecharam as negociações em desvalorização generalizada. Na China, o principal índice das ações das bolsas, o SSE Composite, de Xangai, terminou o pregão com uma baixa de 0,96%, a 2.870,34 pontos.

Confira: Fed defende aumento dos gastos para combate da crise

A bolsa do Japão, Nikkei 225 encerrou o pregão com uma queda de 1,74%. A bolsa de Hong Kong registrou -1,45%. Já KOSPI, da bolsa da Coreia do Sul, encerrou as negociações com uma retração de 0,80%.

O petróleo WTI subia 3,01%, sendo negociado a US$ 26,05 o barril. Por sua vez, o petróleo Brent avançava 2,98%, a US$ 30,06 o barril. Os preços da commodity sofrem com a baixa demanda ocasionada pelo coronavírus.

A apreensão pelo avanço da pandemia que impacta o planeta mantém os investidores atentos, que procuram investimentos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. Neste ano, a moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião