Ibovespa vira para fechar em queda de 0,78%, de volta aos 116 mil pontos

O Ibovespa hoje inverteu a direção e encerrou o primeiro pregão desta semana em baixa de 0,78%, a 116.464,06 pontos, com cenário fiscal brasileiro e andamento da vacinação no País. Ações de bancos puxam o benchmark.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Na volta do feriado municipal em São Paulo que manteve paralisadas as negociações na B3 na segunda-feira (25). O Ibovespa voltou a cair com os investidores esfriando o clima positivo do início do dia e virando o índice acionário para o vermelho.

Nesta sessão, os investidores estiveram atentos às estimativas dos diretores do Banco Central (BC) na ata da última reunião Comitê de Política Monetária (Copom). Instituições financeiras esperam que a iminente alta da taxa básica de juros da economia (Selic) possa ocorrer já em março.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O mercado também ficou de olho nas falas do presidente Jair Bolsonaro, junto ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento promovido pelo Credit Suisse. O mandatário voltou a dizer que, neste ano, as concessões e privatizações serão aceleradas, ao passo que o ambiente de negócios também melhorará, amenizando um pouco os ânimos por aqui.

Além disso, veja as notícias que mexeram com o mercado e a cotação do Ibovespa hoje.

  • “Efeito Wilson Ferreira Jr.” reverbera na Eletrobras
  • Banco do Brasil nega negociações sobre a venda de gestora de recursos
  • CTEEP recebe permissão para construir projeto Três Lagoas

‘Efeito Wilson Ferreira Jr.’

As ações da Eletrobras (ELET3; ELET6) lideraram as baixas do Ibovespa hoje, conforme o mercado acompanhava o desenrolar da renúncia de seu presidente e membro do conselho de administração, Wilson Ferreira Junior, cujo destino será a presidência da BR Distribuidora (BRDT3).

A saída de Ferreira, justificada por razões pessoais pela estatal elétrica, salientaram a insatisfação do executivo com a morosidade pela privatização da empresa.

Em teleconferência com analistas na última segunda-feira (25), o empresário afirmou que o Congresso não vê prioridade para a desestatização da Eletrobras, de modo que sua “contribuição seja perdida”. “Por parte do governo federal, continua sendo uma prioridade. Minha avaliação sobre andamento da privatização se deve a declarações que foram feitas”, disse.

A Eletrobras informou que já deu início à sucessão do presidente e contratou uma auditoria externa para auxiliar no processo.

Nada de venda da BB DTVM

O Banco do Brasil (BBAS3) esclareceu ontem que não há “decisão materializando qualquer negociação” envolvendo sua gestora de recursos, a BB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (BB DTVM).

O posicionamento do banco estatal vem à tona após a agência de notícias Reuters informar que o BB aguarda ofertas vinculantes pela DTVM no próximo mês, segundo fontes.

Além disso, o BB anunciou que seu conselho de administração aprovou a distribuição de 35,29% do lucro líquido de 2020. O conselho aprovou também a revisão de sua política e estabeleceu o payout de 40% para 2021 via dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).

Projeto Três Lagoas da CTEEP

A CTEEP (TRPL4) comunicou o recebimento do aval do Ibama para iniciar de maneira imediata as obras do seu projeto Três Lagoas, formado por 37 quilômetros de linhas de transmissão entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O projeto das Três Lagoas foi adquirido pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista através do lote seis do leilão de transmissão da Aneel, a agência reguladora da energia elétrica no Brasil, realizado em dezembro de 2019.  Na época, a CTEEP ofereceu R$ 5,3 milhões pelo empreendimento. Além das linhas de transmissão, a empresa terá o direito de ampliar duas subestações.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (22) com uma baixa de 0,80%, a 117.380 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião