Ibovespa tomba 2% com possível furo do teto de gastos; Getnet (GETT11) dispara isolada

O Ibovespa deixa a onda positiva no exterior de lado e volta a cair nesta terça-feira (19). Hoje, as preocupações dizem respeito ao teto de gastos, realçando o risco fiscal brasileiro, com o câmbio intensificando sua desvalorização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Por volta das 13h44, o Ibovespa caía 2,34%, para 111.752 pontos. O dólar, em contrapartida, segue em alta e avança 1,08% no mesmo horário, chegando à casa de R$ 5,57 na venda. No acumulado de 2021, a divisa estadunidense avança 7% sobre o real.

O destaque positivo do dia, mais uma vez, fica por conta da Getnet (GETT11). A empresa de maquininhas fez sua cisão do Santander (SANB11) e, desde que estreou na B3 na véspera, já dobrou de preço. Os investidores precificam as ações da empresa perante seus pares.

As units da companhia, inclusive, já fazem parte do Ibovespa ocupando a última posição na carteira teórica, com uma fatia de 0,03%.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • Teto de gastos sob ameaça da Câmara;
  • Relator descarta tributação de dividendos em reforma no Senado;
  • Petrobras nega risco de desabastecimento.

Teto de gastos pode ser furado para acomodar auxílio

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), relativizou a importância do cumprimento das regras fiscais ao defender urgência na definição do novo programa social do governo em meio à pressão para uma prorrogação do auxílio emergencial.

A posição de Lira desagrada a equipe econômica do ministro Paulo Guedes, que trabalha para manter o teto de gastos intacto.

“Como a gente ia justificar furar o teto para pagar precatórios, e muitos precatórios já foram vendidos, estão nas mãos de fundos de investimentos, e não furarmos o teto para um programa (social) ou para um auxílio? Como, politicamente, não se aprova isso?”, disse o presidente da Câmara em entrevista à revista Veja.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Segundo ele, esses programas “não são eleitoreiros, são urgentes”. “Temos mais de 20 milhões de brasileiros passando literalmente fome”, afirmou. De acordo com o Datafolha, o presidente Jair Bolsonaro passa pelo período de maior rejeição de seu mandato, com cerca de 53% de desaprovação.

“Lira revela sua pretensão populista ao impor uma dualidade inexistente entre o social e a responsabilidade, como se houvesse um entrave ou que para se fazer política social tivesse que ser irresponsável”, comenta Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

“A fala de presidente da Câmara vem após rumores sobre a permanência de Paulo Guedes. Antes era mais difícil indicar o verdadeiro opositor da agenda liberal dentro da própria base, mas agora um grande líder se expõe criando a polarização.”

Relator no Senado afirma que vai retirar tributação de dividendos da reforma do IR

A proposta de tributação de dividendos e lucros será retirada do texto da reforma do Imposto de Renda (IR), segundo o relator do projeto no Senado, Angelo Coronel.

Ao participar de uma live promovida pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) ontem, o relator da proposta de reforma do imposto de renda afirmou: “Tributação de lucros e dividendos? Isso aí está fora, jamais.”

Na avaliação dele, o imposto sobre os dividendos e lucros levaria ao “maior contencioso tributário da história”. Além disso, Coronel criticou o projeto, que considerou como “peça eleitoreira”.

Coronel também reafirmou que vai retirar da proposta a tributação de lucros e dividendos acumulados, uma vez que eles já foram tributados na empresa em 34%.

“Estou com minha consciência tranquila porque não vou contribuir com o maior contencioso fiscal que vai acontecer no Brasil se esse projeto for aprovado.”

Petrobras nega risco de desabastecimento

Petrobras (PETR4) divulgou um comunicado ontem à noite, negando que haja risco de desabastecimento no país.

A nota foi publicada para, de acordo com a estatal, esclarecer notícias sobre a possibilidade de cortes de atendimento e pedidos de entrega de combustíveis. O texto do comunicado diz que a empresa está aumentando a produção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A companhia destacou os investimentos em seu parque para aumentar a capacidade de processar economicamente o petróleo bruto brasileiro mais pesado.

Contudo, a companhia fez um alerta sobre a demanda. “Para o mês de novembro, a Petrobras recebeu pedidos muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção. Apenas com muita antecedência, a Petrobras conseguiria se programar para atender essa demanda atípica.

Maiores altas do Ibovespa

Confira as únicas altas do índice Ibovespa, por volta das 14h10:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as baixas do Ibovespa, eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma queda de 0,19%, aos 114.428,18 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião