Na contramão de NY, Ibovespa permanece em campo negativo; Vale (VALE3) cai 1% após dados

O Ibovespa opera em leve queda na abertura do mercado nesta terça-feira (20). Na contramão das principais Bolsas mundiais, que procuram recuperar o terreno perdido, o maior índice acionário brasileiro permanece em campo negativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 10h55, o índice Ibovespa recuava 0,21%, para 124.650 pontos. Seguindo a tendência de fortalecimento em momentos de incerteza global, o dólar também volta a subir e se aproxima, novamente, da marca de R$ 5,30.

Novos casos da pandemia voltam a acelerar nos Estados Unidos, com a média de novas infecções sendo o dobro do registrado uma semana antes. No Oriente não é diferente: a Indonésia também reporta aumento no número de casos, enquanto Sydney, na Austrália, aperta o lockdown.

A preocupação geral dos investidores na véspera diz respeito ao avanço da variante Delta. A nova cepa da Covid-19 é 97% mais transmissível, segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, cinco pessoas já morreram pela variante.

Notícias que vão movimentar o Ibovespa hoje

  • Vale avança em produção de minério;
  • Temporada de balanços corporativos;
  • IRB Brasil menos pressionado.

Produção de minério cresce 12% no segundo trimestre, informa Vale

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) cresceu 12% no segundo trimestre de 2021, em comparação com mesmo período do ano anterior, para 75,685 milhões de toneladas, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa na última noite.

De acordo com a empreas, a alta foi reflexo de maiores volumes de Brucutu com o aumento da produção de sinter feed com alta sílica por processamento a seco, em meio a um momento favorável do mercado.

As vendas de minério no segundo trimestre, por sua vez, variaram positivamente 23,1% ante o mesmo período de 2020, alcançando 67,218 milhões de toneladas.

A Guide Investimentos atribuiu um impacto neutro dos números sobre as ações da mineradora. “Apesar do crescimento na produção, o número veio em linha com o consenso de mercado, o que deve limitar movimentações mais intensas do papel.”

Vale ressaltar que, sozinha, a Vale corresponde a 12,2% do índice Bovespa. As ações da mineradora caem mais de 1% nesta manhã.

Clique aqui e receba um relatório gratuito sobre a empresa.

Temporada de balanços corporativos no Brasil

Hoje a temporada de resultados do segundo trimestre começa no Brasil. Após o fechamento do mercado, são esperados números de:

As empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) têm até o fim de agosto para divulgarem seus números resultantes do período entre abril e junho.

Em relatório, a XP apontou que as empresas do Ibovespa devem reportar um forte crescimento do lucro por ação (LPA), na ordem de 255%. Vale ressaltar, contudo, que a base de comparação — o segundo trimestre de 2020 — é fraca, impactada pela chegada da pandemia no País.

A XP também aponta alguns setores específicos que surfaram a onda da recuperação econômica. O principal deles é o de commodities.

Susep revoga necessidade de margem de liquidez do IRB Brasil

O IRB Brasil (IRBR3) comunicou ao mercado, nesta terça, mudanças estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) em uma circular.

As alterações podem alterar a mensuração dos resultados da companhia, aliviando a pressão dos resultados da empresa, segundo especialistas do mercado.

A autarquia que regula o setor definiu novos parâmetros de cálculo sobre as provisões técnicas, capital de risco baseado nos riscos de subscrição, de crédito, operacional e de mercado, patrimônio líquido ajustado, capital mínimo requerido, entre outros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entre eles, a revogação da necessidade da margem de liquidez (20% do capital de risco), sendo que as empresas poderão definir internamente mecanismo de gestão e mensuração de risco de liquidez e documentá-lo em política.

Com base nas demonstrações financeiras encerradas no dia 31 de março, o requerimento regulatório do IRB seria reduzido em, no máximo, R$ 345 milhões. “Isso trará melhora da suficiência de liquidez regulatória”, disse o ressegurador.

Para saber mais sobre o IRB Brasil, clique aqui e receba um relatório gratuito.

Destaques do Ibovespa

As principais altas no Ibovespa, às 10h45, eram:

As principais quedas, no mesmo horário, eram:

Principais índices

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, por volta do mesmo horário, além do índice Ibovespa:

  • Nova York (S&P 500): +0,89%
  • Londres (FTSE 100): +0,42%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,43%
  • Paris (CAC 40): +0,84%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,27%
  • Hong Kong (Hang Seng): -0,89% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,07% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,96% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa fechou o pregão da segunda-feira (19) caindo 1,24%, aos 124.394,57 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião