Balanços da semana

Ibovespa futuro abre de forma estável; vacinas e dados de inflação no radar

O Ibovespa futuro abriu em leve alta nesta quarta-feira (10), seguindo as bolsas mundiais que operam em campo positivo nesta manhã. O mercado futuro do maior índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), por volta das 9h15, subia 0,01%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Ibovespa futuro opera entre ganhos e perdas após o mercado à vista encerrar as negociações no último pregão com um avanço de 0,77%, no maior patamar desde fevereiro. O mercado mostra-se otimista com o avanço das vacinas que podem combater o novo coronavírus (Covid-19), embora a doença tenha apresentado forte recuperação nos Estados Unidos e na Europa.

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, advertiu na última terça-feira (17) que a economia enfrenta desafios significativos e incertezas devido ao aumento da disseminação da doença.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Powell afirmou que é cedo para dizer como uma potencial vacina mudaria o cenário, com a possibilidade de vacinação generalizada ainda faltando muitos meses. A Pfizer e a BioNTech, que anunciaram os resultados dos testes na última semana, estimam a distribuição de 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.

Aqui no Brasil, o Ibovespa futuro avalia a estimativa da revista científica “The Lancet”, divulgada na noite desta terça-feira, que demonstra que o Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, é eficaz e induz resposta imune em 97% dos casos.

 

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a cidade deve receber o primeiro lote do medicamento, com cerca de 120 mil doses, na próxima quinta-feira (19), um dia antes do prazo previsto. “Nós temos a última fase da pesquisa, a última e derradeira. Estamos provavelmente nas últimas duas, três semanas dessa fase final da pesquisa para submeter os resultados à Anvisa“, completou o governador.

Nesta manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de novembro. O indicador de inflação subiu 3,05%, após ter aumentado 2,92% na segunda leitura de outubro.

Dessa forma, o índice acumula uma alta de 21,70% no ano de 2020, enquanto nos últimos 12 meses o avanço é de 24,25%, influenciando o movimento do Ibovespa futuro.

As taxas de juros futuras, no entanto, operam de forma estável. Por volta das 9h24, os contratos de juros futuros baseados no Depósito Interfinanceiro (DI) negociados na B3 para janeiro de 2022 apresentavam uma variação zerada, a 3,24%. Os papéis para janeiro de 2023 caíam 0,21%, para 4,85%; para janeiro de 2025 tem uma baixa de 0,15%, para 6,64%; para janeiro de 2027, operam com uma queda de 0,13%, para 7,42%.

Por volta do mesmo horário, o dólar norte-americano era negociado na venda a R$ 5,333, com uma variação positiva de 0,06%. Nos últimos 30 dias, a divisa dos Estados Unidos registra uma queda de quase 6%.

O Ibovespa futuro é um contrato derivativo do mercado financeiro negociado sobre a expectativa do valor, em pontos, que o mercado à vista terá em uma data posterior. Além de indicar o possível destino do índice quando o sino de abertura do mercado tocar, os negociadores podem comprar ou vender esse contrato em determinada pontuação para o índice em uma data futura.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião