Agenda do Dia: preços da zona do euro, IGP-M e estoques de petróleo

Após uma terça-feira (17) agitada no calendário macroeconômico, a Agenda do Dia desta quarta-feira (18) está menos movimentada. As atenções são voltadas a divulgação de dados econômicos no exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os investidores também permanecem atentos aos movimentos corporativos do dia, além da variação de estoques de petróleo nos Estados Unidos, o que pode impactar no preço da commodity. Confira os destaques da Agenda do Dia:

Índice de preços na zona do euro é destaque na Agenda do Dia

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro recuou 0,3% em outubro frente igual mês de 2019, mantendo o mesmo nível de queda de setembro, de acordo com dados finais divulgados nesta quarta-feira pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O resultado confirmou a estimativa preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal. A leitura deixa a inflação anual da zona do euro ainda mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa pouco abaixo de 2%.

Segunda prévia do IGP-M

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 3,05% no segundo decêndio de novembro, ante 2,92% no mesmo período de novembro. Com este resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 20,56% para 24,25%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), por sua vez, subiu 3,98% no segundo decêndio de novembro, ante 3,75% no segundo decêndio de outubro. Na análise por estágios de processamento, os preços dos Bens Finais passaram de 2,73% em outubro para 2,41% em novembro. A maior contribuição para este resultado partiu do subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 4,61% para 3,98%.

 

Estoques de petróleo

Hoje, às 14h30 pelo horário de Brasília, será divulgada a variação nos estoques de petróleo nos Estados Unidos. Na última semana, os estoques apresentaram leve queda, o que fez com que os preços da commodity avançassem, juntamente com a expectativa por uma vacina que combata a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Negócio entre Linx e Stone na Agenda do Dia

Na última terça-feira, os acionistas da Linx (LINX3) aprovaram a venda da empresa para a Stone (NASDAQ: STNE). A Associação de Investidores do Mercado de Capitais (Amec), no entanto, afirmou, em carta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que se preocupa com a repercussão negativa da decisão do colegiado da autarquia no negócio.

Na sexta-feira (13), o regulador do mercado de capitais deliberou que os fundadores da empresa de software poderiam exercer seu direito de voto na assembleia geral extraordinária que consentiu com a proposta de compra. A decisão do colegiado da CVM foi oposta à decisão da área técnica, que entendeu que havia conflito de interesses no caso.

Por volta das 12h desta quarta-feira, o mercado ficará de olho nas declarações da presidente do BCE, Christine Lagarde, no aguardo de novas perspectivas sobre a economia em meio à pandemia. A Agenda do Dia também destaca a divulgação do Fluxo Cambial Estrangeiro, às 15h30.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião