Ibovespa abre em leve alta, com dados econômicos no exterior e deliberação do STF

O Ibovespa opera em leve alta na manhã desta sexta-feira (16), com dados econômicos positivos vindos do exterior e as bolsas internacionais operando no azul. Por aqui, as atenções são voltadas a Brasília, tanto das discussões acerca do Orçamento público, como da anulação dos processos contra o ex-presidente Lula.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 10h36, o Ibovespa subia 0,13%, para 120.814 pontos. O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 18,3% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Embora levemente abaixo da expectativa de analistas, o avanço chinês reforça a tese de forte recuperação econômica global.

Nos Estados Unidos, indicadores econômicos mostram que a recuperação acelerada da atividade também deve ser contínua ao longo dos próximos meses. Impulsionadas pelo novo pacote de estímulos do presidente Joe Biden, as vendas no varejo subiram 9,8% em março em comparação a fevereiro. Especialistas esperavam por um avanço de pouco mais de 5%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A reação dos investidores sobre a economia da China foi positiva nos mercados internacionais. Embora os indicadores econômicos tenham ficado abaixo do esperado, ainda assim mostram uma retomada importante. A inflação da zona do euro ficou em alta no mês passado, o que é um termômetro”, diz o economista do Banco BV, Roberto Padovani.

Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela manutenção da liminar do ministro Edson Fachin, que anulou as acusações contra o ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato. Com isso, ele fica elegível para as eleições presidenciais em 2022.

No dia 8 de março, quando os processos foram anulados na liminar de Fachina, a Bolsa teve queda de 3,98% e o dólar atingiu a maior cotação em quase 12 meses. Hoje, o mercado opera estável.

No quesito fiscal, o radar do mercado ainda paira sobre as discussões sobre o Orçamento deste ano. O Congresso ainda não tem definição sobre os impasses com o texto, com a data limite, dia 22 de abril, se aproximando.

No front corporativo, hoje marca a estreia da rede de hospitais Mater Dei (MATD3) na Bolsa brasileira. A abertura de capital movimentou R$ 1,4 bilhão, sendo que aproximadamente R$ 1,2 bilhão ficou com a empresa, e o restante com antigos investidores que se desfizeram de participações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,21%
  • Londres (FTSE 100): +0,53%
  • Frankfurt (DAX 30): +1,04%
  • Paris (CAC 40): +0,58%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,59%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,61% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): +0,81% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,14% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,34%, a 120.700,67 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião