Ibovespa abre em baixa, seguindo as bolsas internacionais; Trump com Covid-19 no radar

O Ibovespa abriu em leve queda na manhã desta sexta-feira (2), a exemplo das bolsas internacionais. O mercado global está de olho nas eleições presidenciais norte-americanas, entre atual presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden.

Por volta das 10h15, a cotação do Ibovespa apresentava um recuo de 0,36%, para 95.133,00 pontos, caminhando para encerrar mais uma semana em queda. O maior índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), hoje, é influenciado pelos índices futuros estadunidenses, que operam no vermelho. O mercado avalia a possibilidade do processo eleitoral dos Estados Unidos ser impactado pela notícia da contaminação de Trump e a primeira-dama, Melania Trump, pelo novo coronavírus (Covid-19).

A notícia foi dada pelo próprio mandatário em suas redes sociais. Trump realizou o teste para a Covid-19 na noite da última quinta-feira (1), após uma de suas assessoras, Hope Hicks, ter testado positivo para a doença. Hicks é uma das principais conselheiras do mandatário norte-americano e está sempre por perto do mandatário. A assessora, inclusive, estava nas últimas duas viagens de Trump, realizadas no início desta semana, no mesmo avião que o presidente.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Trump disse que ele e sua esposa começarão o processo de quarentena e recuperação imediatamente. “Vamos superar isso juntos”, disse o presidente. Melania, por sua vez, afirmou que ambos estão se sentindo bem e que adiaram os próximos compromissos. “Por favor, certifique-se de que você está ficando seguro, todos nós passaremos por isso juntos”, escreveu primeira-dama.

Concorrente pela presidência, Biden disse que enviou pensamentos positivos “ao presidente Trump e à primeira-dama, Melania Trump, para uma recuperação rápida. Continuaremos orando pela saúde e segurança do presidente e de sua família”.

Os investidores analisam a possibilidade da campanha eleitoral do atual mandatário ser impactada pela pandemia, agora de forma mais próxima. Nesta manhã, o mercado futuro da Nasdaq chegou a cair mais de 2%. Na última terça-feira (29), Trump e Biden travaram o primeiro debate eleitoral, buscando angariar votos para o dia 3 de novembro.

Por aqui, chama a atenção o crescimento de 3,2% da produção industrial em agosto, em comparação com o mês imediatamente anterior, segundo revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Instituto, no entanto, pontuou que, mesmo com quatro altas seguidas na base mensal, o indicador ainda não eliminou totalmente a perda de 27% acumulada entre março e abril, período de maior impacto da pandemia. No ano, o setor tem uma queda de 8,6%, enquanto nos últimos 12 meses a baixa é de 5,7%.

Além disso, em meio às preocupações com o crescimento econômico brasileiro no pós-pandemia, e acerca da situação fiscal do País, sobretudo no que se refere à implementação do programa social Renda Cidadã, Bolsonaro fez questão de deixar claro, mais uma vez, que “segue a linha de Paulo Guedes” e a palavra final da política econômica é do chefe da pasta.

“O Paulo Guedes continua 99,9% de confiança comigo. Deixo sempre 1% porque quando eu quero mudar alguma coisinha eu falo com ele (…) Então, ele é o cara da política econômica, tá certo? E a palavra final é dele e ponto final”, salientou o mandatário em live nas redes sociais na noite da última quinta-feira.

A declaração de Bolsonaro ocorre um dia após o chefe da pasta econômica negar o uso de precatórios para o financiamento do programa social Renda Cidadã.

Giro corporativo

A Petrobras (PETR4) informou, na última quinta-feira, que após a conclusão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizando a empresa a vender suas refinarias, dará continuidade à alienação dos ativos.

“A decisão de hoje viabiliza a continuidade da estratégia de otimização do portfólio e melhora da alocação de capital, permitindo, assim, uma maior geração de valor para os nossos acionistas”, disse a estatal. O presidente da petroleira, Roberto Castello Branco, disse que “sempre acreditamos no resultado positivo porque temos confiança na capacidade de nossa Suprema Corte”.

A Moody’s, agência de classificação de risco, elevou, na última quinta-feira, o rating da Vale (VALE3) para “Baa3”, com perspectiva estável. A agência destacou as melhorias da mineradora em aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

De acordo com a Moody’s, a companhia aprimorou a gestão de risco e a supervisão de governança após o acidente de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019, que acabou matando 250 pessoas. A agência diz que a Vale atuou na reparação de afetados, “reduzindo materialmente o risco de um acidente similar no futuro”.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -1,79%
  • Londres (FTSE 100): -0,97%
  • Frankfurt (DAX 30): -1,24%
  • Paris (CAC 40): -0,99%
  • Milão (FTSE/MIB): -1,04%
  • Hong Kong (Hang Seng): (fechada, feriado nacional)
  • Xangai (SSE Composite): (fechada, feriado nacional)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,67% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta-feira com uma alta de 0,93%, a 95.478,52 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião