Grana na conta

Ibovespa abre em queda, após alta da inflação e prisão na CPI

O Ibovespa abre o pregão desta quinta-feira (8) em queda de 1,69% aos 124.868 pontos no último dia de negócios da semana, com dados recentes sobre a inflação e aumento da tensão política na CPI da Covid, após a prisão do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No índice Ibovespa hoje, durante a abertura do pregão, nenhuma companhia apresenta alta ou valorização, com quedas generalizadas. As mais bruscas beiram quedas de 5%.

Da mesma forma, os mercados internacionais reagem mal às últimas notícias e amargam quedas de cerca de 2%.

“Setores cíclicos como mineradoras, montadoras e bancos lideram os declínios, à medida que o humor global azedou em meio a preocupações sobre a recuperação econômica, com o avanço da variante Delta e depois que os mercados asiáticos caíram sobre preocupações com a recuperação da China e uma regulamentação mais rigorosa sobre as empresas de tecnologia”, analisa a Ativa Investimentos.

Ainda digerindo a ata do Federal Reserve (Fed), o Ibovespa reage aos dados de inflação, que apontaram uma alta de 0,53% em junho, ante 0,83% em maio no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A alta da inflação destoa do prognóstico do mercado, que previa algo próximo dos 0,6% de alta, como apontou o Safra.

A inflação segue sendo, assim, o principal foco dos mercados internacionais. Recentemente o suíço UBS fez um levantamento com 30 bancos centrais e constatou que o tema é considerado o principal problema pelas instituições.

Mais de dois terços dos 30 participantes da pesquisa do UBS pesquisa esperam que o Fed suba os juros em 2023, enquanto o restante espera que isso ocorra um ano antes, já em 2022.

Notícias que vão movimentar a Bolsa de Valores hoje

  • Cogna e Tim apertam as mãos para oferta de cursos EaD
  • BTG vence o leilão da rede de fibra da Oi
  • Magazine Luiza compra startup e visa expansão do app

Cogna e Tim fecham acordo

Cogna Educação (COGN3) anunciou, na noite de ontem, uma parceria com a Tim (TIMS3) por meio da sua subsidiária, a Anhanguera Educacional (AESAPAR), prevendo oferta de cursos EaD aos clientes da telefônica, além de campanhas de marketing nos canais de vendas.

Com o acordo, a Tim também poderá se tornar uma acionista minoritária na sociedade da Ampli, com a possibilidade de deter até 30% do capital da companhia – desde que as metas e objetivos contratuais sejam cumpridos.

A Ampli é uma plataforma digital de educação que foi desenvolvida pela Cogna há cerca de um ano, seguindo a perspectiva da companhia de apostar suas fichas no ensino à distância.

A plataforma é 100% digital e inclui produtos como cursos de graduação, pós-graduação e outros como tecnólogos e afins.

BTG vence leilão da Oi

Ainda no fim do pregão de quarta (7), foi anunciado que o BTG Pactual (BPAC11) venceu o leilão da rede de fibra ótica da Oi (OIBR3). cuja extensão é de 40 mil km.

O leilão da chamada InfraCo durou 10 minutos já que o BTG não teve concorrentes. O banco fundado por André Esteves comprou um total de 51% do capital da empresa pelo montante de R$ 12,92 bilhões, passando a assumir o controle acionário da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale frisar que a Oi encontra-se em recuperação judicial e a a operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pala Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O BTG, que está dentro do Ibovespa, cai 1,65%, seguindo a tendência de pessimismo da bolsa.

Magalu compra nova startup e mira expansão do app

O Magazine Luiza (MGLU3) concluiu sua nova aquisição, da startup Juni Marketing Digital, através da sua controlada Luizalabs. O anúncio foi feito por meio de fato relevante na noite de ontem.

A adquirida em questão é especializada na otimização da taxa de conversão de vendas para e-commerce – o grande foco da varejista, que possui mais de metade do seu faturamento vindo das vendas online.

Com a aquisição, o SuperApp do Magalu deve contar com novas ferramentas baseadas em análise de dados para aprimorar a experiência do cliente.

Vale ressaltar que ainda ontem a varejista também ganhou destaque, surfando os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram crescimento de 1,4% no varejo no mês de maio ante abril.

O IBGE também fez alguns ajustes nos dados anteriores, que foram em virtude de ajustes sazonais. A queda do mês de março passou de -1,1% para -3%, ao passo que o crescimento de abril saltou de 1,8% para 4,9%. No acumulado de 12 meses, o setor de varejo soma uma alta de 5,4% em vendas, ficando 3,9% acima do nível pré-pandemia.

Atualmente os papéis da companhia caem 1,27%, contudo, amargando as perdas juntamente com a queda generalizada do Ibovespa.

Destaques do Ibovespa

Nenhuma empresa do Ibovespa apresentava alta por volta das 10h20, ao passo que os destaques negativos ficavam por conta das seguintes empresas:

Principais índices

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, por volta do mesmo horário, além do índice Ibovespa:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -1,45%
  • Londres (FTSE 100): -1,99%
  • Frankfurt (DAX 30): -2,20%
  • Paris (CAC 40): -2,35%
  • Milão (FTSE/MIB): -2,80%
  • Hong Kong (Hang Seng): -2,89% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,79% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): -0,88% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

O Ibovespa fechou a fechou o pregão da quarta (7) em alta de 1,54%, aos 127.018 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião