Ibovespa vira para alta em dia volátil no exterior; Lojas Americanas (LAME4) dispara 20%

O Ibovespa, após chegar a operar no vermelho em mais de 1%, inverteu para alta em dia volátil nos mercados internacionais. O maior índice acionário da Bolsa brasileira reage a dados econômicos vindos do exterior, sobretudo da China, que intensifica sua desaceleração.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 13h40 desta segunda-feira (18), o Ibovespa subia 0,08%, para 114.744 pontos. No acumulado de 2021, o índice recua cerca de 3%. O dólar, em contrapartida, segue em alta e avança 1,08% no mesmo horário, ampliando os ganhos ante o real no ano.

O dia também marca a estreia da GetNet (GETT11), empresa de maquininhas do Santander (SANB11), na B3. Após a cisão do banco, a companhia chega à Bolsa com 16% do mercado e aproximadamente 876 mil clientes ativos.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • PIB da China realça desaceleração entraves à produção;
  • Lojas Americanas dispara com possível reorganização;
  • Focus aumenta projeção do IPCA e diminui para PIB.

PIB da China no terceiro trimestre desacelera

O principal foco da atenção dos investidores no pregão de hoje diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB) da China no período entre julho e setembro deste ano. A economia do país cresceu 4,9% em relação ao mesmo período de 2020, desacelerando frente à alta de 7,9% do trimestre imediatamente anterior.

Economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal esperavam um avanço de 5,1%. A expansão da economia chinesa foi impactada pela escassez de energia e desequilíbrio nas cadeias de produção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Pequim colocou a meta de crescimento de 6% para 2021. A princípio, o objetivo pareceu conservador, mas os entraves observados pelo país, intensificados pela possível crise imobiliária encabeçada pela Evergrande, colocam as estimativas sob questionamento.

“A draga do crescimento chinês foi a indústria. Com diversos gargalos de produção o desempenho do parque fabril do globo foi pior do que se esperava. Em termos interanuais houve uma desaceleração de 5,3% para 3,1%, ante expectativa de 3,8%”, comenta Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

Com o temor de menores investimento na China, as empresas ligadas ao minério de ferro têm queda nesta tarde. As siderúrgicas CSN e Usiminas caem quase 4%. As ações da Vale (VALE3) recuam 1,45%, impedindo um melhor desempenho do índice.

Americanas e Lojas Americanas estudam listagem conjunta

A Americanas (AMER3) visa realizar uma reorganização societária após sua reorganização operacional, anunciada em abril. A varejista anunciou nesta segunda que fará uma combinação de negócios com as Lojas Americanas (LAME4), juntando as bases acionárias das companhias.

A empresa informou que estuda essa reorganização societária com o objetivo final de migrar sua base acionária para uma nova sociedade, com sede fora do Brasil. Nesse sentido, as ações seriam listadas em na Nyse ou Nasdaq.

Ao passo que esse ponto é analisado, as companhias pretendem uma reorganização societária anterior à listagem internacional aqui no Brasil. A combinação será das respectivas bases acionárias de Americanas e Lojas Americanas no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.

Os investidores parecem ter gostado na ideia. As ações da Lojas Americanas disparam mais de 20% e lideram as altas do Ibovespa.

Focus volta a elevar expectativa pela inflação

Em novo relatório do Boletim Focus divulgado nesta segunda, o mercado elevou novamente a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A previsão dos especialistas ouvidos pelo BC é de que a inflação do País termine o ano acumulada em 8,69%, número 0,10 ponto percentual acima da última projeção. Vale lembrar que a meta de inflação para este ano é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Essa foi a 28ª elevação consecutiva da projeção do IPCA. Tal estimativa acompanhou a redução da expectativa para a economia.

Após três semanas com a mesma previsão para o crescimento econômico do País, os economistas diminuíram o PIB brasileiro. Com isso, no relatório desta segunda, a projeção para o PIB do Brasil em 2021 ficou em 5,01%.

Maiores altas do Ibovespa

Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 14h10:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as baixas do Ibovespa, eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma alta de 1,29%, aos 114.647,99 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião