Ibovespa sobe 2% com ventos positivos do exterior e agenda corporativa; Banco Pan (BPAN4) dispara 8%

Acompanhando o bom humor estrangeiro, sobretudo em função do arrefecimento da variante Delta nos Estados Unidos, o Ibovespa tem forte alta e procura se recuperar das perdas da última semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Por volta das 13h45, o Ibovespa avançava 2,05%, aos 116.632 pontos. O dólar, por outro lado, era negociado a R$ 5,232, com queda de 0,68%. No ano, o maior índice acionário da Bolsa brasileira recua pouco mais de 1,5%.

No cenário político, principal vetor das tensões da última semana, chamam atenção as manifestações pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro no último domingo (12). Por mais que tenham ocorrido em várias capitais simultaneamente, a adesão foi baixa.

No front corporativo, hoje começa o período de reserva de ações da Bluefit. A concorrente da Smart Fit (SMFT3) quer levantar quase meio bilhão de reais, com ofertas primária e secundária. Clique aqui e saiba mais sobre a operação.

O que mais movimenta o Ibovespa hoje

  • Banco Pan vai às compras e amplia digital;
  • Boletim Focus eleva projeção de IPCA e Selic;
  • IPO da CSN Cimentos volta à pauta.

Banco Pan compra Mobiauto, plataforma de compra e venda de veículos

O Banco Pan anunciou a compra de 80% da Mobiauto, plataforma digital independente para comercialização de veículo.

A Mobiauto, criada em 2019 e voltada a ” promover maior eficiência e praticidade na relação de compra e venda de veículos no Brasil, é um dos maiores classificados de carros on-line do País. O valor da transação não foi divulgado pelo Banco Pan, que comunicou a aquisição nesta segunda-feira (13).

De acordo com a instituição, o negócio reforça o apetite do banco em “ampliar sua estratégia digital e alavancar a sua participação no financiamento de veículos leves e motos, com oaprimoramentoda experiência dos clientes e aumentodo engajamento dos lojistas parceiros”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Na visão da Guide Investimentos, o movimento é benéfico para o banco. “Vemos com bons olhos a aquisição por parte do banco, por aumentar a sua participação no financiamento de veículos, além de reforçar a sua estratégia digital.”

No pregão de hoje, as ações do Banco Pan estão entre as maiores altas do Ibovespa, com avanço de mais de 8%.

Focus volta a elevar projeções de inflação e rebaixar do PIB

Para o Boletim Focus, divulgado nesta segunda, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 deverá ser 8%.

Trata-se da 23ª semana consecutiva de alta para a estimativa da inflação. Vale lembrar que meta estipulada pelo BC para este ano é de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Os especialistas ouvidos pela autoridade monetária também diminuíram as expectativas sobre o Produto Interno Bruto (PIB), que neste ano deverá ser de 5,04% ao ano.

As previsões para o PIB de 2022 pioraram. Os especialistas do mercado que participam da pesquisa semanal realizada pelo Banco Central (BC) indicaram um crescimento do PIB de 1,72%, contra uma previsão da semana passada de 1,93%

CSN volta a pensar sobre o IPO da CSN Cimentos

Após fechar acordo para a aquisição nos negócios da LafargeHolcim no Brasil, por US$ 1,025 bilhão, a CSN  planeja relançar o pedido oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da CSN Cimentos na Bolsa brasileira.

Os acionistas cogitam o relançamento para meados de outubro, para ter finalizado todas as etapas até o final do ano, de acordo com o Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Com as operações de siderurgia (CSNA3) e de mineração (CMIN3) já consolidadas e listadas na B3, a CSN trabalha agora na unidade cimenteira.

Com a compra dos negócios da Holcim, a CSN Cimentos passa a figurar entre os três maiores produtores de cimento do País e agrega maior valor ao negócio.

Maiores altas do Ibovespa

Confira as altas do índice Ibovespa, por volta das 14h:

Maiores baixas do Ibovespa

No mesmo horário, as maiores baixas do Ibovespa eram:

Bolsas mundiais

Além do índice Bovespa, confira a cotação dos principais índices mundiais nesta tarde:

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta com uma baixa de 0,93%, aos 114.285,93 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião