Heineken cortará 8 mil empregos com a pandemia de covid-19

A holandesa Heineken informou nesta quarta-feira (10) que deve cortar cerca de 8 mil empregos conforme o novo CEO, Dolf van den Brink, remodela a segunda maior cervejaria do mundo diante de uma pandemia que afetou a indústria de bebidas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

De acordo com Van den Brink, que assumiu o cargo no ano passado, a Heineken deve cortar quase 10% de seus 85 mil funcionários como parte de um programa para aumentar a produtividade da empresa.

“O impacto da pandemia em nossos negócios foi ampliado por nossa exposição geográfica [pubs, bares e restaurantes]”, disse van den Brink, acrescentando que a companhia espera neste ano um resultado abaixo dos níveis de 2019.

O plano estratégico do CEO “é preparar a empresa para o futuro para que possamos oferecer um crescimento lucrativo superior. O mundo está mudando, a indústria está mudando e precisamos mudar de acordo”, disse.

Isso incluirá novos lançamentos de cervejas sem álcool e com baixo teor de álcool, como a marca Heineken 0.0 da empresa.

A Heineken também buscará reduzir a complexidade cortando linhas de produtos. Em alguns mercados europeus, isso será reduzido em até um terço, disse van den Brink, enquanto gastos ineficientes com publicidade local também serão cortados.

Heineken tem prejuízo de 204 milhões de euros em 2020

A companhia divulgou nesta quarta-feira (10), que teve prejuízo de 204 milhões de euros (US$ 247,3 milhões) em 2020, revertendo o lucro de 2,17 bilhões de euros apurado em 2019, em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

O lucro operacional ajustado, medida preferida da Heineken que desconsidera itens extraordinários, sofreu queda orgânica de 36% no ano passado, a 2,42 bilhões de euros, ficando um pouco abaixo do consenso de 2,45 bilhões de euros publicado no site da empresa.

Enquanto a receita líquida caiu para 19,72 bilhões de euros, ante 23,97 bilhões de euros do ano anterior.

Já o volume consolidado de cerveja sofreu um declínio orgânico anual de 8,1%, enquanto o da marca Heineken diminuiu 0,4%.

Última cotação

A ação da Heineken encerrou o pregão em queda de 5,10% na Bolsa de Amsterdã, cotada a 84,50 euros.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião