Federal Reserve avalia baixo risco e benefícios em trégua de juros, diz ata

O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) avaliou que a pausa na alta da taxa de juros dos Estados Unidos, em janeiro, causou pouco risco e muitos benefícios, de acordo com a ata divulgada na última quarta-feira (20).

A ata do Federal Reserve se refere a última reunião de política monetária realizada entre 29 e 30 de janeiro. No entanto, o tempo entre a reunião e a divulgação da ata foi para que o banco compreendesse os efeitos de uma desaceleração global e também da alta da taxa de juros sobre o impulsionamento da economia estadunidense

“Muitos participantes sugeriram que ainda não estava claro quais ajustes à faixa da meta para a taxa de juros pode ser apropriada mais tarde no ano”, segundo o documento do Fed.

Além disso, segundo o documento “diversos participantes argumentaram que aumentos de juros podem se provar necessários apenas se os resultados da inflação forem mais altos do que na perspectiva básica”.

Saiba mais: Confira repercussões internacionais da proposta de reforma da Previdência

Saiba mais: China pede que EUA respeitem seu direito de se desenvolver

Fed e a taxa de juros

O banco central norte-americano surpreendeu o mercado ao suspender o aumento dos juros, que já acontecia há três anos. No entanto, o Fed afirmou que seria mais paciente com os ajustes na faixa dos juros de curto prazo. Atualmente, a faixa de juros está entre 2,25% e 25%.

Além disso, o banco sinalizou que pode diminuir ou encerrar as reduções no balanço de US$ 4 trilhões.

Dessa forma, a decisão vai em contrapartida às perdas do crescimento dos EUA, principalmente por conta da desaceleração das economias europeias e chinesa, além do menor estímulo dos cortes tributários norte-americanos em 2018.

No entanto, não é certo o tempo em que banco deverá manter a taxa de juros na faixa estipulada. Além disso, não há previsão sobre a próxima medida do Fed, se seria afrouxar ou endurecer a política.

De acordo com membros do Federal Reserve, a economia norte-americana caminha bem. Em contrapartida, ainda existem muitas dúvidas por conta de operadores de contratos futuros de juros dos EUA falarem sobre a necessidade do Fed afrouxar a política monetária até o final de 2020, para combater a recessão.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião