Donald Trump pediu “forte baixa” no corte da taxa básica de juros

Às vésperas da reunião que decidirá o futuro da taxa básica de juros dos Estados Unidos, o presidente americano, Donald Trump, pediu ao Banco Central dos EUA (Fed) “uma forte baixa”.

“Eu gostaria de ver uma forte queda” nas taxas básicas de juros dos EUA, disse Donald Trump à imprensa americana. Além disso, na última segunda-feira (29) o presidente criticou o Fed por “não fazer nada” pela economia americana.

De acordo com Trump, a China e a União Europeia “vão bombear dinheiro para dentro dos seus sistemas, tornando muito mais fácil para os seus produtores manufatureiros vender produtos”.

“Enquanto isso, e com a inflação muito baixa, o nosso Fed não faz e provavelmente fará muito pouco em comparação”, completou o presidente norte-americano.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros estáveis em 0% na última reunião. Conforme a nota divulgada no final do encontro essa ação “assegurará que a inflação continue a convergir de forma estável em níveis inferiores porém próximos de 2% no médio período”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Donald Trump exige corte na taxa de juros

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, sigla em inglês) divulgará suas decisões de política monetária na próxima quarta-feira (31). Na última ata, o comitê inalterou os juros, permanecendo em 2,25% e 2,5% ao ano.

Os integrantes do FOMC não reduziram a taxa pois adotaram a postura de espera para ver. No entanto, muito dos representantes demonstraram ser a favor do corte de juros se os riscos e incerteza “continuassem pesando sobre as perspectivas econômicas”.

Saiba Mais: Fed deve cortar taxas ao primeiro sinal de dificuldade econômica, diz Williams

Nas últimas semanas, o presidente do Fed, Jerome Powell deu sinais de que o BC poderia cortar as taxas, já que a desaceleração da economia e as tensões comerciais estavam deixando os EUA em uma situação desconfortável.

Desde o início do ano, o presidente Donald Trump tem criticado o mandatário do BC norte-americano. Trump defende que a redução de juros tinha que ter sido feita há muito tempo.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião