Donald Trump critica que Fed “não faz nada” pela economia americana

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou o Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), de não “fazer nada” pela economia americana. Além disso, em sua publicação no Twitter, o presidente afirmou que a China e a União Europeia vão baixar os seus juros para injetarem dinheiro em suas economias.

Dessa forma, Donald Trump acredita que o Fed faz nada e provável que faça muito pouco em relação ao corte de juros. “Enquanto isso, e com inflação muito baixa, o nosso Fed não faz nada e provavelmente fará muito pouco em comparação”, disse o presidente.

Conforme o mandatário dos EUA, a China e a UE vão “bombear dinheiro para dentro dos seus sistemas, tornando muito mais fácil para os seus produtores manufatureiros vender produtos”. Desse modo, o presidente acredita que “um corte de pequena taxa não é suficiente, mas vamos ganhar de qualquer maneira”.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros estáveis em 0% na última reunião. Conforme a nota divulgada no final do encontro essa ação “assegurará que a inflação continue a convergir de forma estável em níveis inferiores porém próximos de 2% no médio período”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Corte na taxa de juros

O presidente do Fed de Nova York, John Williams afirmou que o BC americano deveria cortar as taxas de juros pois essa seria a melhor solução para a economia. “Quando você tem apenas estímulos à sua disposição, vale a pena agir rapidamente para reduzir as taxas no primeiro sinal de dificuldade econômica”, disse Williams.

Saiba Mais: Fed deve cortar taxas ao primeiro sinal de dificuldade econômica, diz Williams

Por sua vez, o presidente do Fed de St.Louis, James Bullard, afirmou que o corte é necessário, mas a expectativa do mercado de 50 pontos base é muito agressivo. “Vou ouvir os argumentos. Mas não acredito que a situação clama por movimento tão agressivo”, disse Bullard.

A crítica do presidente Donald Trump foi feita às vésperas da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, sigla em inglês) que discutirá a possibilidade de corte das taxas de juros no dia 30 e 31 de julho.

Donald Trump X  Jerome Powell

Nas últimas semanas Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, deu sinais de que o BC poderia cortar as taxas, já que a desaceleração da economia e as tensões comerciais estavam deixando os EUA em uma situação desconfortável.

Confira Também: Aumento de salários não vai aumentar inflação, diz Jerome Powell

Desde o início de 2019, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado o mandatário do Banco Central norte-americano. Trump defende que a redução de juros tinha que ter sido feita há muito tempo.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião