Dólar sobe a R$ 5,20 com PIB dos EUA, Fed e IGP-M

O dólar opera em alta em linha com o sinal predominante no exterior, marcando os R$ 5,20 às 10h50 desta quinta-feira (28). A moeda americana lida com a movimentação das commodities e a divulgação do PIB dos EUA, além do IGP-M.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

A demanda maior vem após as quedas do dólar ontem no exterior e frente o real, reagindo ao Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).

O euro ampliou as perdas intradia, após a inflação ao consumidor (preliminar) subir mais que o esperado, a 0,9% em julho ante junho, quando a previsão era de +0,7%. Também avançou 7,5% na comparação anual de julho, acima da previsão 7,4%.

Além disso, o índice de sentimento econômico da zona do euro em julho, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, caiu mais que o esperado com a inflação recorde no bloco e perspectiva de corte no fornecimento de gás natural da Rússia. Balanços divulgados na Europa, EUA e Brasil são analisados.

Na tarde da quarta-feira, o Fed subiu a taxa básica de juros em 75 pontos-base, em decisão unânime, e reiterou o plano para redução de balanço patrimonial, influenciando na cotação do dólar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou o compromisso da instituição em reduzir a inflação e afirmou que agora o ideal é decidir o nível de aumento de juros básicos a cada reunião. Outro aumento “incomumente alto” na taxa básica de juros pode ser apropriado, afirmou Powell.

O banqueiro disse que o ritmo de futuras altas continuará dependendo do resultado de dados macroeconômicos. Na avaliação de Powell, os Estados Unidos não se encontram em uma recessão econômica e, mesmo com o objetivo de “pouso suave” na economia americana, ainda é “incerto” como tal aterrissagem se dará, notou.

No Japão, o vice-presidente do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês), Masayoshi Amamiya, disse hoje que os aumentos de juros promovidos pelo Federal Reserve não irão afetar diretamente a política monetária do BC japonês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Na China, os líderes do país prometeram perseguir os melhores resultados possíveis para a economia do país, abalada por rigorosos bloqueios decorrentes da covid-19 e uma crise no mercado imobiliário.

Veja os indicadores que afetam o dólar

Na agenda local, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou a 0,21% em julho, após alta de 0,59% em junho, abaixo da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, de 0,30%. A inflação acumulada em 12 meses pelo IGP-M arrefeceu de 10,70% para 10,08%, também abaixo da estimativa intermediária do mercado, de 10,18%.

Por fim, seguindo no radar de indicadores que influenciam o dólar, a confiança no setor de Serviços subiu 2,2 pontos em julho, a 100,9 pontos – maior nível desde setembro de 2013. Mas a confiança do comércio caiu 2,8 pontos em julho ante junho, para 95,1 pontos.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião