Grana na conta

Cosan (CSAN3) estaria de olho em leilão bilionário da estatal ES Gás, diz jornal

O leilão da ES Gás, concessionária de gás natural do Espírito Santo, pode sair em abril. O governo capixaba quer vender sua participação de 51% na estatal, avaliada em R$ 1,3 bilhão. A Compass, do Grupo Cosan (CSAN3), seria uma das interessadas no negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Segundo informações divulgadas pela Coluna do Broadcast, do jornal O Estado de São Paulo, o governo estadual aguarda apenas a aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) para realizar o agendamento do leilão na B3.

O valor mínimo de R$ 1,3 bilhão pela operação da ES Gás foi apontado por estudos promovidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

“Com esse parecer concluído, vamos marcar o leilão”, ressaltou Ricardo Ferraço, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

O político evita falar quais empresas estariam de olho na privatização da ES Gás, mas entrega que o governo já recebeu 1,5 mil perguntas de potenciais compradores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Cosan vai comprar ES Gás?

Segundo fontes do Estadão próximas às negociações, ao menos quatro grupos estariam avaliando participar do certame, entre eles a Compass, que pertence à Cosan.

A Compass comprou a Sulgás, empresa que atua no Rio Grande do Sul, no fim de 2021. No ano passado, o negócio pertencente à Cosan concluiu a compra de 51% do capital da Gaspetro, que detinha participação em 18 distribuidoras de gás espalhadas pelo Brasil.

Parte desses ativos foi vendida nos últimos meses, devido ao plano empresarial de focar em áreas com mais potencial de retorno. A companhia também é dona da Comgás, que atende a maior parte do Estado de São Paulo. Procurada pelo Estadão, a empresa preferiu não se manifestar.

A privatização da ES Gás é um dos planos do governador Renato Casagrande (PSB) desde 2019, mas ganhou impulso em 2021, após a Vibra Energia (VBBR3), dona de 49% da distribuidora, decidir acompanhar o governo estadual na venda das ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião