Rodrigo Sodré

A tempestade perfeita na Europa

Enquanto o crescimento do PIB da zona do euro foi revisto para baixo, chegando a 0,6% no segundo trimestre em comparação com o período de janeiro a março, a inflação anual atingiu a máxima histórica de 8,9% em julho – maior valor desde a criação da moeda, em 1999.

A alta inflacionária, as incertezas quanto ao fornecimento de energia e problemas nas cadeias de suprimentos são fatores que colocam as economias europeias em uma posição difícil. A alta de preços reduz o poder de compra das famílias, afetando o crescimento; a possibilidade de faltar gás da Rússia põe em risco a atividade das indústrias; e os juros em elevação rápida debilitam ainda mais o cenário econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Enquanto o crescimento do PIB da zona do euro foi revisto para baixo, chegando a 0,6% no segundo trimestre em comparação com o período de janeiro a março, a inflação anual atingiu a máxima histórica de 8,9% em julho – maior valor desde a criação da moeda, em 1999. Os sinais vindos das maiores economias do continente são ainda mais desafiadores, com a Alemanha estagnada e tendo o pior desempenho entre os maiores países da região, e o Reino Unido caminhando para uma recessão no quarto trimestre, segundo previsão do Banco da Inglaterra. O BoE avalia que a recessão britânica deve perdurar até 2023, ano em que a economia alemã deve crescer somente 0,8%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Para piorar, a inflação segue crescente em diversos países. No Reino Unido, o CPI alcançou os 10,1% em 12 meses terminados em julho, a taxa mais alta em mais de 40 anos. A França tem um dos indicadores mais baixos, de apenas 6,1%, mas cujo valor é o mais elevado desde 1985. Outros dez países da União Europeia estão com inflação acima de dois dígitos. Diante disso, o Banco Central Europeu (BCE) elevou a principal taxa de juro pela primeira vez em 11 anos, de -0,5% para 0%. O mercado esperava uma alta menos aguda, justamente pelo risco de desaceleração econômica.

Assim como acontece em relação aos Estados Unidos, a subida dos juros na Europa tem efeitos sobre os emergentes, como o Brasil. Com os títulos públicos europeus pagando mais, há menos demanda pelos daqui, fazendo a nossa moeda perder valor. Se a inflação na Europa seguir forte, haverá mais pressão para que os juros subam por lá e esse ciclo se agrave, influenciando a política monetária brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rodrigo Sodré
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho

Compartilhe sua opinião