Gian Kojikovski

Apple lança novo iPhone sem novidades. Mas por que precisaria?

Mesmo sem grandes modificações no smartphone, Apple consegue uma receita maior com suas vendas ano após ano

A Apple (AAPL34) lançou o novo iPhone na terça-feira. É a décima terceira geração de um dos produtos de maior sucesso na história da economia. A empresa conseguiu criar uma aura em torno da marca tão grande que mesmo sem impor grandes modificações no smartphone, consegue uma receita maior com suas vendas ano após ano.

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Nos três primeiros trimestres fiscais de 2021, a receita da Apple somente com o aparelho foi de US$ 153 bilhões, indicando que o ano deve ser o melhor da história, passando os US$ 166 bilhões em iPhones vendidos em 2018. Isso é cerca de 53% da receita da empresa no ano até aqui, mesmo depois que a Apple trabalhou bastante para diversificar suas fontes de faturamento. É sobre essa diversificação que quero falar nesse texto.

Em setembro de 2016, a companhia fundada por Steve Jobs lançou o AirPods. Foi uma decisão bastante criticada na época, já que os fones de ouvido deixaram de ser enviados junto com o aparelho e passaram a ser vendidos separadamente. O preço, como tudo na Apple, era acima da média do mercado. Fones de ouvido sem fio não eram comuns e houve quem duvidasse da disposição das pessoas em comprar um fone separadamente.

A decisão que parecia arriscada – imagina se para não ter que comprar fones os clientes deixassem de adquirir o smartphone – se mostrou um acerto enorme. Em 2020, foram 110 milhões unidades vendidas, com uma receita estimada de US$ 12 bilhões (a empresa não separa somente o AirPod em seu relatório trimestral), mais ou menos 5% do faturamento da empresa como um todo e mais do que outras gigantes de tecnologia, como Adobe (ADBE34), Nvidia (NVDC34), Spotify (S1PO34) e Twitter (TWTR34).

Receita com a venda de AirPods e de outras empresas de tecnologia
Receita com a venda de AirPods e de outras empresas de tecnologia

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Os AirPods são somente um exemplo da estratégia de ecossistema da Apple. A facilidade de uso e dificuldade de troca por concorrentes faz com que os produtos complementares passassem a representar cada vez mais da distribuição da receita. A divisão “Wearables, home and acessories“, que inclui Airpod, Apple TV, Watch entre outros são cada vez mais relevantes para a empresa.

A estratégia chegou a virar piada após até mesmo o carregador deixar de acompanhar o iPhone depois da geração 12. Na internet, os memes diziam que os próximos iPhones teriam até a bateria vendida separadamente.

Participação da receita da Apple por categoria
Participação da receita da Apple por categoria

Outra área que cresce em importância é a de serviços. A taxa cobrada para a intermediação de vendas na App Store, que chega a 30%, causou uma série de processos judiciais movidos por empresas como Spotify e Epic Games, dona do jogo Fortnite, que reclamam o direito de poderem vender por meio de seu próprio site, o que seria contra as políticas da loja de aplicativos. Enquanto a justiça americana não bate o martelo sobre a legalidade da taxa, o faturamento da empresa com esse tipo de serviço é cada vez maior.

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Nota

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Gian Kojikovski
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