Alan Gandelman

O Brasil não tem mais curva de juros. Agora temos reta…

O stress e a incerteza no mercado são tantos que traçar uma curva de juros futuros é um verdadeiro malabarismo geométrico
“O Brasil não tem mais curva de juros. Agora temos reta…” Parece hilária essa frase que li num dos posts que vi numa rede social que sigo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Porém não consigo pensar em colocação mais pertinente para o momento atual. O stress e a incerteza no mercado são tantos que traçar uma curva de juros futuros é um verdadeiro malabarismo geométrico.

O que o mercado pode prever e por via de consequência precificar para 2022, ano eleitoral coberto de incertezas? E para a frente, em 2023, com quem será eleito? Quando todas as apostas estão abertas o melhor é não fazer nenhuma, e é isso que está acontecendo.
Não importa se ativos estão muito atrativos como algumas ações de companhias na bolsa, ou se o dólar está muito esticado e propenso como há muito tempo não se via para um clássico ‘carry trade ‘.
O mercado odeia incertezas e isso hoje temos de sobra. O teto já furou? A PEC dos Precatórios vai passar e, caso sim, de que forma? Isso apenas olhando o cenário local.
Olhando rapidamente o cenário internacional: e os juros nos EUA vão subir? O preço do petróleo vai ser controlado por liberação de maiores estoques? E a China continua a diminuir o seu ritmo de crescimento afetando absolutamente todas as economias globais?
Bom, o melhor conselho que posso dar neste momento é procurar as nossas avós e pedir que o cardápio seja a boa e velha canja de galinha…
Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Alan Gandelman
Mais dos Colunistas
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho
Dierson Richetti Renda fixa X Selic: Acabou a festa?

A economia vive de ciclos de juros, que são mecanismos dos Bancos Centrais para controlar a inflação em seus países. A inflação por si só é o aumento dos preços, seja ...

Dierson Richetti

Compartilhe sua opinião