CCJ: Governo busca aprovar reforma da Previdência nesta quarta

Aliados do governo querem que a votação da reforma da Previdência seja feita ainda nesta quarta-feira (17). Inicialmente, a votação da proposta estava prevista para esta quarta, no entanto, acabou sendo adiada para a próxima semana, após um acordo entre os parlamentares.

Na última terça-feira (16), a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara durou cerca de 12 horas, com discussões sobre a reforma da Previdência. Na sessão, 88 deputados discursaram, sendo 55 contra a proposta, 19 a favor e 14 líderes.

Para dar continuidade às discussões, uma nova sessão foi marcada para esta quarta, por volta das 10h. O objetivo dos deputados favoráveis à reforma é votar a proposta antes do recesso do feriado de Páscoa, que começa nesta quinta-feira (18) no Congresso.

Saiba Mais: Centrão quer atrasar reforma da Previdência; governo tenta negociar

Para isso, eles decidiram abrir mão de seus discursos afim de encurtar o debate e abrir a possibilidade de uma votação ainda esta semana.

Rodrigo Maia retoma articulação

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, retomou seu posicionamento na articulação da reforma, para tentar ajudar a encontrar um acordo e agilizar a tramitação a PEC da Previdência.

Em contrapartida, os parlamentares que são contra o projeto buscam retardar o processo e deixar a votação para a próxima semana.

Uma das estratégias da oposição para conseguir atrasar a decisão sobre a PEC foi fazer os parlamentares integrantes da CCJ chegaram com cinco horas de antecedência ao plenário da comissão para conseguir os primeiros lugares na fila de discursos.

Saiba mais: Reforma da Previdência: centrão barra tentativa de governo de acelerar PEC na CCJ

Nova proposta

A proposta feita pelo presidente Jair Bolsonaro, apresentada em fevereiro, propõe alterações em várias regras para a aposentadoria de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

Saiba Mais: Bolsonaro assume articulação política da reforma da Previdência

Dentre as mudanças sugeridas pela equipe econômica do governo federal está a definição da idade mínima para que o trabalhador se aposente. De acordo com a PEC, a idade mínima para aposentadoria de mulheres seria 62 anos e para homens seria 65 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além disso, o texto altera:

  • Cálculo do benefício no regime próprio de servidores públicos
  • Regras para a aposentadoria rural
  • Regras de pensão por morte
  • Concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Com as medidas, o governo federal estima economizar R$ 1 trilhão em dez anos com as mudanças.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o texto da reforma da Previdência precisará do apoio de ao menos 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação no Plenário da Câmara antes de ir ao Senado Federal.

Saiba mais – Vale a pena entrar no IPO do Uber?

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião